23 abril, 2006

Será que virei Gira-Troll?


Depois de ler a coluna publicada no Público pelo historiador, comentador dos media, dono do Abrupto, JPP, apelidada carinhosamente A FAUNA DAS CAIXAS DOS COMENTÁRIOS, só me resta fazer esta perguntinha inocente:

- Sou ainda Girassol ou já virei Gira-Troll?




Peter Heard-Faulty scales

Depois de amanhã será 25 de Abril, lembrando outro em que a LIBERDADE em sentido lato, incluindo a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, foi amplamente festejada e instituída como um dos valores fundamentais dum Portugal democrático.
Estarei a viajar e espero sinceramente não ter virado TROLL, pois poderia pôr em risco os aviãozinhos que me levarem até ao meu destino: Macau!

Francamente não tenho visto, neste mundo bastante novo para mim, nada do que disse JPP, chamando-nos com admiração "esta gente", "povo" das caixas de comentários, os "que não tem voz", os deserdados da opinião...Como nos mimou, que simpático!
E mais ainda:
O que lá se passa é o Far West da Rede: insultos, ataques pessoais, insinuações, injúrias, boatos, citações falsas e truncadas, denúncias...
Gostaria de perguntar em que Blogosfera é que JPP viaja...Não deve ser esta, talvez noutra galáxia!
E depois vem ainda, com uma imaginação fértil, destrutiva, dizer:
-
O que é que gera esta gente, em que mundo perverso, ácido, infeliz, ressentido, vivem?
Para mim, isto é INVEJA, só pode mesmo ser inveja pura!
Dos blogues com imensos comentários, do ambiente divertido, solidário, amistoso que se vive na Blogosfera....
Já disse aqui que sou uma avozinha feliz, mulher apaixonada, mãe dedicada, amiga do seu amigo, muito dada a estas coisas da net e informática por apenas e muito simplesmente gostar de comunicar, ser criativa, aprender mais...Posso e devo usar o meu tempo livre como me der na gana, sem ser insultada por quem se arroga fazedor de opinião, com absoluto direito aos "quinze minutos de fama"...
Fique lá com quantas horas quiser, se isso lhe der prazer...
Na certeza porém que este Girassol, com todo o direito a ter nick porque gosta dele, quando o senhor estiver a falar na TV, fará zapping e mudará de canal para ouvir pessoas que respeitem a liberdade dos outros como querem ter a sua.

Beijinhos.

21 comentários:

José Pires F. disse...

Poizé amiga… O JPP está passado.
Logo ele, que já chegou um dia a defender e até promover os bloggers, sai-se com este chorrilho de disparates tentando desacreditar tudo e todos.
Provavelmente achará, do alto da sua douta sapiência, que o meio deveria ficar nas mãos de meia dúzia de intelectuais amigos com os quais gosta de tergiversar.
Olha amiga… também já não me interessa o que esse ícone da arrogante presunção quer.
Enfim… para ele, e um grande beijinho para ti.

Isabel Filipe disse...

Oi Girassol,

Tens toda a razão...concordo contigo.

Beijokas

Anónimo disse...

O homem estará com ciumeira lololol?

Deixa-o pisar. Dá-lhe atenção que eu lhe dou. Anda muita gente a publicitá-lo, assim lá lhe acariciam o ego outra vez.

Bjinhos.

:)

Anónimo disse...

Pires, dizes bem, passou-se!!!!
Já antes mudava de canal...agora a velocidade vai ser maior!

Isabel, andamos aqui tão divertidos, a exercitar as cabecitas para não agarrarmos Alzheimer ou doença afim, a cultivar amizades, mesmo virtuais, e vem um senhor (será?) provocar o nosso recreio!!!!

Pois.claro, já vi que não lhe reconheces vida sequer...!!!

Bjinhos

Rui Diniz Monteiro disse...

É verdade, tem toda a razão, que visão tão amarga e avelhantada que JPP tem da blogosfera! Nem percebo o porquê, sinceramente! Em que mundo é que ELE vive!? Um abraço e boa viagem!

Rui Martins disse...

ultimamente, as figuras mais mediáticas da nossa minúscula praça tem proferida várias declarações atacando a blogoesfera. JPP e Clara Ferreira Alves fazem parte desta lista.

Na minha modesta opinião, é o MEDO que os motiva. Medo por perderem o monopólio da formação da opinião e MEDO pela crescente autonomia de pensamento que as pessoas vão tendo e para a qual a liberdade caótica mas certa da blogoesfera muito contribui.

lembrem-se de que essa gente vive de "vender a sua opinião".

Anónimo disse...

Minha querida Amiga, deixei-te uma palavra lá no meu cantinho. Ainda bem que o fizeste. brigada. Agradeci-te lá e venho agradecerte aqui.

Sei bem o que se passou com amigos meus nas mesmas circunstâncias, não eras pis uma justificaão.

Quanto ao desencanto como o aque se fez depois... nem imaginas o meu.

Um grande beijo.

:)

Anónimo disse...

Estou a escrever com pouca luz desculpa as gralhas.

:)

Anónimo disse...

Rui, obrigada pelas simpáticas palavras e votos de boa viagem!

Luísa, o humor também serve para responder a provocações....

Rui, claro que é o MEDO que os roi!
A imprensa escrita deve andar com problemas, dada a profusão de informação on-line. Quando dizia inveja, estava no gozo!!!!
Qual será a evolução da informação?
Passará por este tipo "nichos gratuitos" de informação on-line com colaboradores nas diversas áreas, que acabarão por se sobrepôr ao jornais em papel????
Seria, de facto, menos poluidor e estaria na linha da defesa e conservação dos recursos do planeta.

Beijinhos

Anónimo disse...

pois.claro, já passou...
Reconstruímos a vida do quase nada, a minha carreira foi por água abaixo, mas ficou o amor.
O mais importante, o mais valioso, mesmo em momentos de crise. E o amor ultrapassou tudo e curou as feridas.
Beijinho

Henrique Santos disse...

Olá,
Vim pôr a escrita em dia. Já me sinto muito melhor, já quase não tusso, e amanhã farei a "foto aos pulmões" e espero que façam um belo sorriso, para não deixar os meus créditos por mãos alheias...
essa do Gira Troll está bem apanhada.. claro que tens razão! A liberdade de expressão que noutros tempos custava a encontrar, agora que a temos há por aí tantos excessos, quer aproveitando-a para agredir, quer exagerando na "falta de bom senso"... Enfim, feitios...
Obrigada por tudo, vai vêr o que respondi ao post das minhas princesas, lindas, meigas, sossegadas... ainda ninguém sabe como choram...
Bjinhos Ricky

Anónimo disse...

Olá Ricky, que bom apareceres por aqui! Fico contente de te saber melhor. Com que então as tuas princesas são calminhas e felizes..
Sortudo!!!!
Já fui espreitar o teu comentário...Sabes, como não consegui a música de embalar apesar dos esforços, pûs a tocar Mozart para bébés...
Bjinhos

Aprendiz de Viajante disse...

A blogosfera é um mundo cheio de emoções, quem não entra nele, não sente, não compreende, não sabe...

Eu sinto isso aqui bem perto de mim, por vezes é uma luta explicar isto a quem não sente...

Gostei muito do teu post

Fica bem e uma boa semana!

Clotilde S. disse...

Sabes, Girassol, tenho de confessar que o meu filho mais velho é um doutor,um intelectual simpático que diz que eu escrevo "naif",por isso compreendo, em certa medida, a opinião do JPP, embora não a subscreva.Quem vive uns degraus acima,acha sempre que pode alcançar paisagem mais verde e mais vasta.
Eu, que vivo e amo e rio e choro e danço e leio e escrevo aqui em baixo, contento-me com a beleza das papoilas e das margaridas.E sou provavelmente mais feliz.
Um beijo muito grande

Vanda disse...

Eu também avozinha, mulher apaixonada, criativa e aluna incondicional da vida, subscrevo por completo as tuas palavras!

Sem papas na lingua! Yeeees :)

um beijo!

Van

Vanda disse...

Não poupei o riso e desbundei de beijos :) foi o melhor domingo deste mês! :)

Obrigada pelas tuas palavras no meu blog!

Um beijinho contente!

Van

isabel disse...

Anda tudo doido!!!

Tem uma boa noite.
Beijinhos

Mocho Falante disse...

Minha amiga não posso estar mais de acordo, aliás quando ouvi esse senhor a dizer que o seu blog não é para ser comentado porque não lhe interessa quem comenta, achei logo que de facto de presunção e água benta cada um toma a que quer, é de facto de um narcisismo sem limites e completamente desorganizado...coitado um infeliz que ainda não percebeu que a blogoesfera é muito mais do o mundo que ele quer à foraç definir

beijocas

Fátima Silva disse...

Muito interessante esse desabafo, cheio de legitimidade.
Vim aqui dizer que o sêlo pela Amazónia já está a votação. Quando puderes passe por lá. Óptima semana

K'os disse...

pode ser tudo verdade o que dizes, mas
a verdade também é esta estás a fazer no fundo o que ele quer, falar dele!!

:)

sa.ra disse...

amiga!
é isso!
é isso e mais não digo!
não simpatizo com esse senhor... que é um EGO em marcha... muito distante, muito longe de SER um verdadeiro fazerdor de opinião...

ele e outros... cansam-se e cansam-nos e qd já não resta mais nada dão tiros nos pés... sublimando a sua existência... que vive de audiências... lamentavelemte!

blogguemos como quem brinca!
e que seja para rir, abraçar, dar beijinhos... dar...

esse senhor frequenta outros sítios, que juro, não entendo sequer!


beijinhos!

tem um dia feliz!