08 abril, 2006

O Jardim do Girassol



De manhã o Sol chamou-me
e as minhas flores também...
E lá fui para o jardim,
podar aqui e além...


Aproximei-me dos jarros,
as folhas velhas cortei,
ajeitei-os, penteei-os,
uma carícia lhes dei...

O jarro, todo importante
Olhou, altivo, pr'a mim:
- Só agora, Girassol?
Tratas amigos assim?

-Desculpa, Jarrinho lindo,
sabes que hiberno com frio,
só com Sol me chego a vós,
então trabalho com brio!



Chamou-me o Rododendro,
de cor rosa bem chocante,
sorri pr'a ele encantada,
conversámos um instante...



Com ciúmes da atenção
que eu estava dando ao dito,
a Azálea enfadada,
atirou-me com um grito!

- Girassol, então e eu?
Não me dás nem um beijinho?
Não me ligas, nem te vejo...
Não me fazes um carinho...



Entretanto, o Amor-Perfeito,
Vira a cara, faz beicinho...
Chego-me a ele devagar,
Abraço-o apertadinho...



E oiço logo a Gazânia:
- Há que tempos te não vejo,
já tinha saudades tuas,
dá cá à prima um beijo!

- Olá, lindinha, estás boa?
Que moreno mais catita!
Não me emprestas essa cor,
pr'a eu ficar mais bonita?

E o perfume do Jasmim,
enebriou-me, fiquei
tão tonta, que fugi logo,
da tentação...nem olhei!


E a boa Sardinheira,
mandou-me um beijo de longe:
- Girassol, vem para aqui,
contar a história do monge...


- O que vendeu o Ferrari?
Não acredites que é treta!
- disse o Lírio de mauzinho -
Cá pr'a mim isso é uma peta!



Ao ouvir isto, os Beijinhos,
meteram a colherada:
-Tu achas que o Girassol,
queria a malta enganada?

- Acreditem, eu já vi,
um duende a passear
aqui no nosso jardim,
a tocar e a cantar...


Estalaram as risadas,
pétalas brilhando ao Sol,
ouvindo com atenção,
as histórias do Girassol!

11 comentários:

Anónimo disse...

E as flores são as minhas...!
É tudo verdade!
Alfazema, não sou fotógrafa, mas até nem saíram muito mal...!
Os versinhos são de brincar...
Às vezes até penso a rimar...lolol
bjinho

Anónimo disse...

Que encanto de jardim está o teu blog hoje!

Bjinhos.

:)

Anónimo disse...

POis.claro, se eu tivesse o teu dom para escrever...!!!!Mas não, só sei brincar...!!!

Bazuca, entrei na fase da rima...! Ainda bem que gostaste, era mesmo a ideia sentirem a Primavera! E o nosso mar? Não fotografaste?

Beijinhos para as duas

Anónimo disse...

Olá, Girassol!

Que lindo!
Este post é um autentico jardim!!!
O diálogo das flores é cheio de candura e carinho!
Gostei imenso.
Parabéns pela ideia!!!
Bjs

Aprendiz de Viajante disse...

Que grande agitação no teu jardim!!!

Um post fantástico, sempre bem disposto como tu!

Um bom Domingo

K'os disse...

adorei a viagem por este jardim
quase senti o cheiro de cada uma

:)

Desambientado disse...

Muito bonito esse desfile de flores como lhe chama a alfazema, tão bonito como as quadras que o acompanha.

greentea disse...

que farra houve pr'a aí!

não admira que o teu jardim esteja tão lindo , com essas conversadas, risotas e festas até os cactos davam flor ...
beijinhos

Jorge Moreira disse...

Que maravilhoso Jardim Amiga!
Beijinhos coloridos!

Anónimo disse...

Ó Girassol ... não é que somos "Gémeos"/as e temos 57 anos e gostamos de tanta coisa igual? As suas flores e as palavras são um sonho lindo ...Não tenho blog mas ando aí a encontrar-vos a todos/as...é um sorriso nos meus dias "maus".Conhece "Dias-com-arvores"? Por aí começou o meu caminho para encontrar estes espíritos BELOS! Só tenho e-mail e nem sei muito bem trabalhar com ele
(aliás detesto aquelas cadeias de mails... passa isto e aquilo, frases feitas ...) Mas adorei conhecê-la, sou uma flor do Norte, camélia ... um pouco (velha) um pouco (doente) um pouco (triste).
Obrigada pela luz! Elisabete P.

teresa g. disse...

Por isso elas estão tão bonitas, têm quem fale com elas!