30 abril, 2006

Macau: Tarde de compras


Sábado: a minha filha chegou do trabalho e propôs almoçarmos no Hotel Westin, do outro lado da praia de Hac-Sa. Buffet, variadísimas comidas, ambiente muito agradável.
Ficámos numa mesa do exterior e felizmente o tempo estava fresco...

Praia de Hac-Sa; foto tirada do hotel, avistando-se ao fundo a urbanização (prédios) onde me deram guarida...
Seguimos para Macau, a cerca de 20 minutos de distância. Depois de estacionar num parque subterrâneo, perto do BNU ( Banco Nacional Ultramarino), passámos pela "Loja das Marcas", situada numa travessa,duas ruas mais à frente. Esta é apenas um armazém num primeiro andar, duma rua estreita, com uma entrada quase invisível...como convém!!! Uma profusão de roupas para os dois sexos, a preços convidativos. Não é coisa que me encante, nunca liguei a marcas...
Avenida da Praia Grande, frente ao BNU
Banco da China
Fotos tiradas na esquina da Av. Almeida Ribeiro e Praia Grande
Placas com o nome das ruas escritas em cantonês e português

Depois de tomarmos um café no "Caravela, restaurante português conhecido, seguimos para a praça do Leal Senado, o meu local favorito de Macau e de milhares de turistas chineses...
As fotos seguintes foram todas tiradas nesta praça, uma verdaeira beleza...
Tendinhas, aqui é que me perco...

A Bossini e a Giordano, em frente uma da outra, junto à Igreja de São Domingos, são as minhas lojas preferidas. Tudo em conta e de boa qualidade. Mas já não se fazem tantas compras como das outras vezes...É preciso poupar e só temos um corpo!!!!!
A pequenita Inês corria dum lado para o outro sem parar, sorrindo para quem olhava para ela...Os chineses gostam muito de crianças, metem sempre conversa, perguntando a idade, o nome, fazendo mimos...
Entretanto uma pequenita aproximou-se dela e ficou a olhar...A Inês ria-se e a outra apenas a observava. Depois chegou-se outra...E vejam o resultado....

Desculpem, mas as fotos estão "beras"...Tiradas à pressa, com o pessoal sempre a caminhar, sem tratamento porque não tenho o Adobe Photoshop ou outro qualquer programa do estilo...As fotos da praia, são mesmo assim: neblina, como se houvesse um capacete a cobrir tudo...Raramente há Sol..
Hoje há...Está lindo! Respira-se melhor!!!
Beijinhos

28 abril, 2006

A Ilha de Coloane

Chove chuva....Chove sem parar.... Dizia a canção e digo eu!

Em Coloane, a maior ilha da península de Macau, onde estou instalada, toda coberta de vegetação e ainda pouco urbanizada, o ambiente é de chuva tropical, ou seja, chuva no verão, melhor , primavera...
Sabe bem, olhar pela janela e ver a chuva a cair, fazendo calor. Faz-me lembrar África!
O avô e a neta dormem, ele com o jet-lag e ela porque é ainda bébé!
E aproveito este bocadinho “livre” para escrever.
Ontem à noite fui jantar ao Fernando, um restaurante a 100 metros aqui de casa, mesmo junto à praia. A minha filha perguntou: - Mãe, queres comer em casa ou Ameijoas à Bulhão Pato?
Se isto é pergunta que se faça...e lá fomos petiscar ao Fernando!
Mesa? Difícil, só arranjámos uma mesa junto à porta de saída, parecia que estávamos na esplanada! Comida portuguesa a ser apreciada por chineses, na sua maioria. É interessante ver como os restaurantes portugueses são frequentados cada vez mais por chineses, apreciando a nossa gastronomia. E o menu não foi nada mau: as ameijoas, entrecosto grelhado e chocos grelhados sem tinta. E conversa, muita conversa com amigos de longa data, colegas de Moçambique.
Coloane é a ilha mais afastada de Macau; tem percursos de manutenção, para caminhar e descobrir a natureza, locais para piqueniques, um lindo hotel de 5 estrelas, o Westin, uma barragem, duas praias, Cheoc Van e Hac-Sa, a Capela de S.Francisco Xavier, a Central Eléctrica de Macau (CEM), a Pousada de Coloane, o Templo da deusa A-Ma.

Capela de São Francisco Xavier

Praia de Cheoc Van
Pousada de Coloane

Central Eléctrica de Macau
Templo da deusa A-Ma

O meu poiso é nesta última praia, Hac-Sa, que significa “ areia preta”.

Praia de Hac-Sa

Sítio calmo, não fossem as dezenas de excursões que vêm diariamente da China profunda, com centenas de turistas que ficam excitadídissimos com o mar, mesmo da cor deste...

Molham os pés, tiram montes de fotografias!!!! Aliás é uma mania, esta de fotografar...Todos de máquina na mão, fazendo pose e sorrisos escancarados !

Trilho de Coloane

"Foi o primeiro trilho florestal aberto nas Ilhas, tendo sido construído em 1984/85. Com uma extensão de 8100 metros, este trilho contorna uma zona reflorestada de 78 hectares acima da cota dos 100 metros no maciço Central da ilha de Coloane. O seu início e fim situa-se na Estrada do Alto de Coloane.
O trilho é apoiado por três Parques de Merendas e junto à sua entrada está o Arboreto de Coloane, onde foram plantadas mais de 100 espécies arbóreas diferentes, agrupadas em mais de 40 famílias. Os três parques são: Parque de Merendas do Alto de Coloane, situado numa plataforma entre a estátua da Deusa "A-Má" e a pedra solitária, Parque de Merendas do Trilho de Coloane, situado sensivelmente a meio da Estrada do Alto de Coloane e Parque de Merendas de Cheoc Van, situado na berma da Estrada de Cheoc Van.
O percurso do Trilho de Coloane tem uma duração de sensivelmente 150 minutos"

Circuito de Manutenção de Coloane

"O Circuito de Manutenção de Coloane, com 1225 metros de extensão, localiza-se no maciço médio da parte Leste de Coloane, sendo o seu acesso feito pela Estrada do Alto de Coloane. é constituído por 9 estações para exercícios físicos, as quais dispõem de equipamentos simples. Poderá ao mesmo tempo desfrutar de vistas panorâmicas sobre a Vila de Coloane, apreciar o desenvolvimento da nova zona industrial da Concórdia e, para além da ilha da Montanha, na China, o movimento marítimo no canal de Coloane.
Este circuito cruza-se com o Trilho de Coloane em dois pontos, podendo, quem assim o queira, por ele continuar o seu passeio observando as matas de Coloane.
Duração do percurso 25 minutos"

No alto da colina, a Deusa A-Ma, de costas voltadas para mim...De mármore branco, imponente, agora envolta em bruma. As casuarinas balançam suavemente, numa dança característica, que me ameniza as saudades da terra onde cresci. Árvores dos trópicos estendem-se até perder de vista...Bananeiras, mangueiras, abacateiros....
É o reencontro com as minhas raízes, as árvores da minha vida.
(Fotos tiradas da net)

27 abril, 2006

O encontro...




Macau


A viagem decorreu bem. Dormi, inchei, o costume...
Mas foi óptimo, até à chegada ao aeroporto de Hong Kong e ter perdido por 5 minutos o Jet-Foil directo do aeroporto...Ou seja, significa levantar as malas, comprar o bilhete de comboio até à cidade, apanhar um táxi até à estação dos ferries e apanhar o primeiro ferry que vá para Macau! Aquilo a que se chama "ir à volta por Hong Kong" igual a "grande chatice!!!! Enfim, como já aprendemos o caminho e até se fala inglês, lá nos safámos!!!
Depois...veio o melhor!!!!
A minha filha, orgulhosa da sua cria de 14 meses, chamou-nos a atenção para a vermos andar...
Parecia um passarinho, de bracinhos no ar para se equilibrar, correndo de um lado para ooutro, sempre atrás da mãe, com a "vergonha", típica dos petizes perante a presença de desconhecidos!!!! Mas ria-se para nós com um sorriso maroto, franzindo o nariz, curiosa! Um docinho....Inexplicável sensação!
E aqui estou, um dia depois, agradecida por tudo isto...
Por estes momentos de ternura que significam tanto para os corações saudosos dos "avós à distância"!
Já fizémos montes de coisas juntas, tal como imaginei...
Já a levei à praia, coisa difícil, porque detesta areia (preta) e mar....
Consegui que andasse na areia, embora refilando...
Consegui que molhasse os pés na água do mar (barrenta), embora choramingando...
Consegui que comigo ficasse sentada na areia e que com umas pedrinhas e conchas na sua mão gordinha, verdadeiramente encantada, decorasse uma casinha (?) de areia que lhe fiz...
Consegui sorrisos e sons inintelígiveis...
Amanhã conseguirei mais....
Vou comprar as "ferramentas" necessárias para fazermos castelos na areia e bolos de diversos feitios...
Tenho um desafio pela frente:
Quero conseguir quando me for, que a minha pequenina neta fique a gostar da praia, do mar da China, mesmo barrento e quiçá um pouco poluído!!!!

Beijinhos

(fotos da net)

Já se viu um Girassol a voar?????


Percurso da viagem: Aveiro - Porto - Paris - Hong Kong - Macau...
Com esta já é a terceira vez que faço esta longa viagem. Não posso dizer que não me custa, mas o seu objectivo é tão importante que esqueço tudo para pensar apenas naquele momento….O momento de abraçar a minha fôfa netinha!
Não quero ser piegas, mas não me importo de mostrar as minhas emoções! Aguardo com ansiedade o encontro, o momento que a irei apertar nos meus braços e chamar-lhe carinhosamente o meu amor pequenino
Estou sentada no Mc Donald’s, no aeroporto de Paris, comendo fast-food, coisa que já não faço há anos….! Serão quatro horas de espera, que normalmente me tiram a paciência!!!! Mas como estou agarrada ao computador, entretida a escrever, o tempo passa a correr…
Como tudo isto aconteceu, não sei. Um dia estava em Aveiro, muito contente, depois de ter formado as duas piquenas e vê-las a trabalhar na mesma cidade que eu; daí a um tempo uma foi trabalhar para fora de Portugal e passados dois anos foi a outra também! Foi como se tudo tivesse ficado do avesso, fora do lugar…
Fala-se muito no ninho vazio, ou seja, no que resta aos pais depois dos filhotes levantarem vôo…Não se passa nada disso comigo…Mas nunca imaginei que teria de fazer estas duras viagens, que demoram um dia inteiro, entre esperas em aeroportos, aviões, ferries…
O que eu quero dizer é que temos de arranjar forças para vivermos a nossa vida longe dos filhos, se esse fôr o seu destino. E quando Portugal trata tão mal os seus jovens, com mais de 60.000 desempregados licenciados, os tempos vindouros vão com certeza confirmar o que estou a dizer. Os nossos jovens, para singrar na vida, depois de tanto passarmos para lhes dar formação superior , terão forçosamente de se lançar para fora de Portugal, onde o emprego e o nível de vida lhe assegurem uma vida melhor.
Será este o futuro dos jovens portugueses? Emigrar?
Iremos então assistir a uma nova vaga de emigração dos nossos filhos…Provavelmente os nossos netos serão criados fora de Portugal, serão poliglotas….Falarão 3-4 linguas correctamente e mal português…
Estou a fazer futurologia…Não sou bruxinha, mas….
Estou sentada na sala de espera, rodeada de gente de todas as nacionalidades. Oiço línguas que não entendo, é um mundo cosmopolita.
E esta espera…Não consegui ligar a net, pena! Era preciso o cd de instalação e ficou em casa….
Começamos a entrar no avião, onde passaremos 12 horas sem escalas...O meu coração deu um salto quando me apercebi que não nostinham reservado os lugares do costume: os 2 últimos lugares da cauda, sozinhos, já que dum e doutro lado os lugares são de 3 pessoas. Tento controlar-me ( tem de ser....) e sento-me. O Fernando senta-se junto à janela e eu no meio. Do lado direito não está ainda ninguém sentado. Começa a minha ansiedade e um pedido....que o lugar fique vazio...Impossível, claro, em viagens para Hong Kong com os aviões a abarrotar...
O tempo passa e os passageiros também...Cada um que vem pelo corredor é um passageiro potencial para o lugar ao meu lado. Mas...
As portas fecham-se, os motores começam a trabalhar...Não, agora já ninguém entra, penso eu!!!!
Milagre, o lugar ao meu lado ficou vazio...
Quem disse que não havia impossíveis??????

Beijinhos

(continua)

24 abril, 2006

Ser Livre...

Free - Gavin Penn


Ser livre é um imperativo que não passa pela definição de nenhum estatuto. Não é um dote, é um Dom.

Miguel Torga

23 abril, 2006

Será que virei Gira-Troll?


Depois de ler a coluna publicada no Público pelo historiador, comentador dos media, dono do Abrupto, JPP, apelidada carinhosamente A FAUNA DAS CAIXAS DOS COMENTÁRIOS, só me resta fazer esta perguntinha inocente:

- Sou ainda Girassol ou já virei Gira-Troll?




Peter Heard-Faulty scales

Depois de amanhã será 25 de Abril, lembrando outro em que a LIBERDADE em sentido lato, incluindo a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, foi amplamente festejada e instituída como um dos valores fundamentais dum Portugal democrático.
Estarei a viajar e espero sinceramente não ter virado TROLL, pois poderia pôr em risco os aviãozinhos que me levarem até ao meu destino: Macau!

Francamente não tenho visto, neste mundo bastante novo para mim, nada do que disse JPP, chamando-nos com admiração "esta gente", "povo" das caixas de comentários, os "que não tem voz", os deserdados da opinião...Como nos mimou, que simpático!
E mais ainda:
O que lá se passa é o Far West da Rede: insultos, ataques pessoais, insinuações, injúrias, boatos, citações falsas e truncadas, denúncias...
Gostaria de perguntar em que Blogosfera é que JPP viaja...Não deve ser esta, talvez noutra galáxia!
E depois vem ainda, com uma imaginação fértil, destrutiva, dizer:
-
O que é que gera esta gente, em que mundo perverso, ácido, infeliz, ressentido, vivem?
Para mim, isto é INVEJA, só pode mesmo ser inveja pura!
Dos blogues com imensos comentários, do ambiente divertido, solidário, amistoso que se vive na Blogosfera....
Já disse aqui que sou uma avozinha feliz, mulher apaixonada, mãe dedicada, amiga do seu amigo, muito dada a estas coisas da net e informática por apenas e muito simplesmente gostar de comunicar, ser criativa, aprender mais...Posso e devo usar o meu tempo livre como me der na gana, sem ser insultada por quem se arroga fazedor de opinião, com absoluto direito aos "quinze minutos de fama"...
Fique lá com quantas horas quiser, se isso lhe der prazer...
Na certeza porém que este Girassol, com todo o direito a ter nick porque gosta dele, quando o senhor estiver a falar na TV, fará zapping e mudará de canal para ouvir pessoas que respeitem a liberdade dos outros como querem ter a sua.

Beijinhos.

21 abril, 2006

Girassol Solidário!

Meus queridos amigos!

Respondi ao desafio da Wicca do blog
Aprendiz de Viajante...

O desafio, se o aceitarem, consiste em divulgar uma associação humanitária da vossa escolha, Nacional ou Internacional, com post, um link, um símbolo, um gesto solidário...

E aqui estou, toda coração!





Não adivinham qual a associação humanitária que escolhi?

Claro, só podia ser esta mesmo...


SOL - ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS CRIANÇAS
VIH/SIDA




" A Associação SOL é uma instituição privada de solidariedade social sem fins lucrativos, fundada a 17 de Dezembro de 1992, para dar apoio incondicional às crianças infectadas pelo vírus da SIDA, justamente por não terem uma protecção estatal específica."


e dum modo especial, pela minha eterna ligação a África....


SOL SEM FRONTEIRAS


É uma Associação sem fins lucrativos, legalmente constituída e registada oficialmente como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Foi fundada em Lisboa, em 21 de Outubro de 1993.

Sabiam que agora já podem doar uma parte dos vossos impostos?
A lei permite que 0,5% do nosso imposto já liquidado reverta a favor de uma Instituição de Apoio e Solidariedade Social.

O Girassol e o Pescador decidiram fazê-lo...

http://www.solsef.org/SolSef_Impostos_Solidarios_IRS.jpg



Então é fácil....
Escolham uma instituição à vossa escolha e ....zás.....!!!!!!

Beijinhos

Não serei o último Girassol...Muitos mais irão florescer!!!


Hoje vomitei um líquido esverdeado
Eram as primeiras folhas
Estou prestes a florir

O ÚLTIMO GIRASSOL - Jorge de Sousa Braga
in Balas de Pólen
Poema gentilmente colocado pela Sa.ra ( http://soukha.blogspot.com/) nos comentários que não resisti a partilhar connvosco! Obrigada!
( Imagem tirada da net)

20 abril, 2006

Será?



Poppies and a white cat - Suzanne Hoefler


Sentado quietamente,
Nada fazendo,
A primavera vem,
A grama cresce por si mesma.

Zenrin Kushû
Provérbio Zen

18 abril, 2006

Os Primeiros Passos...

First Steps - Vincent Van Gogh

Chegou a notícia fresca,
Logo pela manhã...
-
A Inês já está a andar!
Gritou babada, a mamã!!!!

Foi hoje mesmo,
o dia tão esperado,
dos primeiros passos dar!
Pena não estar a seu lado...

A Elsa comentou logo,
que a Inês, pelo seu pezinho,
levaria os Avós
a ver Macau inteirinho!!!!

15 abril, 2006

Páscoa ainda...

Blessing - Ting Shao Kuang



Atingira um silêncio tão de espanto
que era todo universo à sua volta
um seduzido canto.

Uns Poemas de Agostinho - Agostinho da Silva

13 abril, 2006

Nesta Páscoa...


Drawing for Christ of St John of the Cross - Salvador Dali


Depois de tão viva lida
toda vida
toda a vida
é em Deus absorvida
e absolvida
volta à vida.

Uns Poemas de Agostinho - Agostinho da Silva


Nesta Páscoa quero agradecer a todos os que passaram por aqui e/ou
Que tiveram a paciência de me ler
Que sorriram com as baboseiras que escrevi
Que se riram com as minhas histórias de vida
Que me apoiaram com a sua regular presença
Que me acarinharam com dezenas de beijinhos saborosos
Que me elogiaram com palavras ternas
Que, deste modo, me incentivaram a continuar...
Para todos uma Páscoa Feliz e tirem, deste coelho, os ovos que quiserem!

Beijinhos da Girassol

12 abril, 2006

Girassol da lua...


na madrugada
música de um vinil
girassol da lua.

Jean Portela
(Haikai)

10 abril, 2006

Nasceram duas princesas...


Anne Geddes


Nem sombra nem luz
nem sopro de estrela
nem corpinhos nus
de anjos à janela
nem asas de pombos
nem algas no fundo
nem olhos redondos
espantados do mundo
nem vozes na ilha
nem chuva lá fora
dorme minha filha
que eu não vou embora

Canção para a minha filha Isabel adormecer quando tiver medo do escuro
Letra: Lobo Antunes
Música: Vitorino

Homenagem ao recente avô Ricky ( Henrique Santos), admin. do blog De costas para o rio a quem nasceram duas princesinhas-gémeas, Filipa e Sofia!

Muitos Parabéns! Que cresçam felizes e sadias, de coração generoso, contribuindo para fazer deste mundo um mundo melhor!

Beijinhos

(Fotos tiradas da net)

09 abril, 2006

Poema destinado a haver Domingo...

Cutileiro

Bastam-me as cinco pontas de uma estrela
E a cor dum navio em movimento
E como ave, ficar parada a vê-la
E como flor, qualquer odor no vento.

Basta-me a lua ter aqui deixado
Um luminoso fio de cabelo
Para levar o céu todo enrolado
Na discreta ambição do meu novelo.

Só há espigas a crescer comigo
Numa seara para passear a pé
Esta distância achada pelo trigo
Que me dá só o pão daquilo que é.

Deixem ao dia a cama de um domingo
Para deitar um lírio que lhe sobre.
E a tarde cor-de-rosa de um flamingo
Seja o tecto da casa que me cobre

Baste o que o tempo traz na sua anilha
Como uma rosa traz Abril no seio.
E que o mar dê o fruto duma ilha
Onde o amor por fim tenha recreio.

POEMA DESTINADO A HAVER DOMINGO - Natália Correia
Passaporte (1958)
Foto : Teresa Monteiro

08 abril, 2006

O Jardim do Girassol



De manhã o Sol chamou-me
e as minhas flores também...
E lá fui para o jardim,
podar aqui e além...


Aproximei-me dos jarros,
as folhas velhas cortei,
ajeitei-os, penteei-os,
uma carícia lhes dei...

O jarro, todo importante
Olhou, altivo, pr'a mim:
- Só agora, Girassol?
Tratas amigos assim?

-Desculpa, Jarrinho lindo,
sabes que hiberno com frio,
só com Sol me chego a vós,
então trabalho com brio!



Chamou-me o Rododendro,
de cor rosa bem chocante,
sorri pr'a ele encantada,
conversámos um instante...



Com ciúmes da atenção
que eu estava dando ao dito,
a Azálea enfadada,
atirou-me com um grito!

- Girassol, então e eu?
Não me dás nem um beijinho?
Não me ligas, nem te vejo...
Não me fazes um carinho...



Entretanto, o Amor-Perfeito,
Vira a cara, faz beicinho...
Chego-me a ele devagar,
Abraço-o apertadinho...



E oiço logo a Gazânia:
- Há que tempos te não vejo,
já tinha saudades tuas,
dá cá à prima um beijo!

- Olá, lindinha, estás boa?
Que moreno mais catita!
Não me emprestas essa cor,
pr'a eu ficar mais bonita?

E o perfume do Jasmim,
enebriou-me, fiquei
tão tonta, que fugi logo,
da tentação...nem olhei!


E a boa Sardinheira,
mandou-me um beijo de longe:
- Girassol, vem para aqui,
contar a história do monge...


- O que vendeu o Ferrari?
Não acredites que é treta!
- disse o Lírio de mauzinho -
Cá pr'a mim isso é uma peta!



Ao ouvir isto, os Beijinhos,
meteram a colherada:
-Tu achas que o Girassol,
queria a malta enganada?

- Acreditem, eu já vi,
um duende a passear
aqui no nosso jardim,
a tocar e a cantar...


Estalaram as risadas,
pétalas brilhando ao Sol,
ouvindo com atenção,
as histórias do Girassol!