31 março, 2006

Ainda...

Ontem fiquei triste e abatida...Derramei umas lágrimas em estado de choque...
Fiz um post cinzento, contra o que é costume e que me propus fazer quando iniciei este blog..
Por ser um Girassol, quero animar, fazer sorrir e rir, se puder...Quero falar de algumas experiências que tive durante os meus já longos 57 anos de idade e poderão levar outros a pensar que terão também de reagir perante condições adversas e dar o salto em frente!
Mas ontem não foi assim...
E por isso só escrevi duas linhas...E vieram consolar-me com ternura, que agradeço e que me fêz derramar ainda mais lágrimas, porque já sabem que sou uma chorona!
Hoje estou pior...
Já não estou abatida, não...Mais pareço uma leoa enfurecida!



Já olhei várias vezes para o meu gabinete a pensar o que vou atirar contra a parede para esgotar a minha raiva...Quase de certeza vai ser um cinzeiro em forma de computador, até porque não quero que ninguém venha fumar para aqui!
A origem da minha raiva é o novo sistema de classificação dos funcionários públicos, o malfadado SIADAP...
Quem inventou tal aberração devia ir parar à cadeira eléctrica...
Trata-se de um sistema desmotivante, castrante, que promove a desigualdade, cria cisões entre pessoas que até se dão bem, leva à promoção de gente menos competente pelo facto de "precisar" da nota ou de pertencer a "pandilhas instaladas" para além de partidos, já que são amigos uns dos outros e se protegem...Fantástico!!!!!
Tudo isto acontece por causa do sistema de "quotas" de "muito bons" e "excelentes" por grupos profissionais. Os chefes propõem estas notas a um "colégio eleitoral" que depois decide o que fica e o que sai, no meio de discussão acesa e argumentos fortes de alguns e menos fortes de outros, por feitio ou menos agressidade....Isto parece-me saído duma sociedade secreta...
À partida o sistema já está viciado!
Como os que têm "excelente" em ano de concurso ( é o caso...) são promovidos automaticamente, isto dá uma guerra...e azo a situações escandalosas!!!!
Pior, muito pior que o sistema anterior...Bastava que tivessem melhorado o sistema antigo com imaginação e justiça e todos ganharíamos com isso...
Assim...NÃO!
Pronto já desabafei e ainda não parti o cinzeiro...
Será que, ao menos, ele se salva ??????

17 comentários:

Isabel Filipe disse...

...espero que te sintas melhor...
quanto a esse tal novo sistema...consola-te pensando nos que como eu trabalham na privada...que estamos bem pior...

bom fim de semana
beijinhos

isabel disse...

Minha querida
mas que grande confusão vai na função pública(assim como em todo o resto!).
Espero que estejas melhor.
O girassol ao fim da tarde e´`a noite fecha, talves estejas num estado um pouco nocturno, já, já o sol nasce e tu nasces com ele!

Força mulher!!!
Beijinhos

Caracolinha disse...

Querida, é também para isso que servem os blogs e é também para isso que todos estamos aqui ... esta, apesar de ser uma forma "diferente" de criar e gerir amizades, é, sem dúvida, um lugar de surpresas ... e tu, como já tive oportunidade de te dizer, foste uma delas ... a beleza que deixas transparecer, a sensibilidades com que invades sempre cada um dos nossos espaços faz de ti uma pessoa muito especial ...

Sabes linda, eu, com os meus 36 anos também já aprendi muita coisa, algumas mais a bem, outras mais a mal, mas lá as fui estruturando e incorporando ... mas se há coisa com a qual nunca aprendi a lidar foi com injustiças ... e ontem, depois de um dia excepcional, também assisti, ao chegar a casa, a uma cena lamentável que coloca este nosso rectãngulo à beira mar plantado junto dos países mais terceiro-mundistas ... o poder da política e dos políticos que faz das pesssoas todas iguais, segundo eles dizem, mas há sempre umas que são mais iguais do que outras ... quando cheguei a casa vinha tão revoltada e nem sabes como me identifiquei com o que escreveste ... mas depois penso ... de que adianta a revolta se nada se pode fazer contra um país onde continuam a reinar os clientelismos, as cunhas, os apadrinhamentos, o lucro fácil ... revolta-me ver que os cidadãos comuns, aqueles que são chamados e aliciados para irem a correr pôr o voto na urna, são os primeiros a serem deixados á sua sorte ...

Mas é este o país que temos ... eu sei que não serve de nada esconder a cabeça no chão como a avestruz, mas também não adianta remar contra esta maré ... a corrente é demasiado forte amiga ...

Olha, seja como for, nós estamos aqui para te dar toda a força e para segurar quando sentires que as forças te faltam.

Desculpa, mas acabei por aproveitar o teu post para, também, desabafar !!!!

Um beijinho encaracolado nas tuas pétalas.

Para nós és sempre sinónimo de luz e alegria, e momentos como os que passaste também são precisos para descarregar as ansiedades !!!!

:))))

Lmatta disse...

espero que te sintas melhor.
sabes mesmo na Função Pública é uma SELVA eu que te diga.
beijo

Rui Martins disse...

no mundo dos privados, os sistemas de avaliação tb criam imensas frustações, mesmo quando se adoptam os esquemas mais modernos de "avaliação de competências"; com critérios quantititavis e objectivos, muitos acabam sempre por furar o esquema... Até hoje não vi nenhum bom sistema de avaliação. Talvez ele exista. Mas qual será? Talvez um voto secreto do pares (colaterais)? uma selecção feita por consultores externos (duvido...).

mas não fazer nada, tb não é opção. urge encontrar mecanismos que premeiem o mérito e castiguem o demérito...

quanto mais objectivos e quantitativos forem, melhor. quando mais dependerem da satisfação dos clientes internor e externos, melhor tb.

mas qual será o melhor sistema?

Anónimo disse...

Isabel
Clotilde
Caracolinha
Imatta

Obrigada pela força...Está a passar...Bjs

Anónimo disse...

Ana Bela,

Para que lutaram tantos ? ...onde está a transparencia, a justiça, a liberdade de expressão, a igualdade de oportunidades,etc, etc,etc!!
Houve ALGUEM que na sua Carta Testamento ao despedir-se desta vida terminava assim "Façam um Mundo Melhor, não me obriguem a voltar cá!!" Será que previa isto?!!
Beijinhos, estou contigo Elsa

Anónimo disse...

Olá.Vim tarde por cansao excessivo.

Tens todo o direito ao desabafo e à cólera.

Que tal atirar pedras ao mar? ele é grande e não se zanga nem se parte.

:) Bjinho grande e melhor fim de semana.

Anónimo disse...

Rui, um sistema de avaliação não deve ter quotas...Se obrigar a quotas, está a quartar a liberdade ao notador, que fica entre a espada e a parede, viciando a avaliação...Percebo o problema dos notadores, mas ser notado num sistema destes só pode provocar mau ambiente de trabalho, com a agravada perda de produtividade...Efeito inverso ao pretendido ou evocado como vantagens do sistema!

Elsa, mais uma pancada na mioleira!
Toma lá que é democrático!!!!
No Minho é que está a virtude...A valorização profissional é que ninguém te tira e os conhecimentos que vais adquirindo..
Isto é um deserto...

Bjs

Anónimo disse...

Pois.claro, o cinzeiro salvou-se!!!! No meio deste carpir de mágoas, acabou por ter um efeito relaxante o desabafo no post...
A minha raiva é que se valoriza mais o trabalho que "dá farol" para o exterior, do que outro tipo de função mais recatada, mas igualmente valiosa para o serviço.
"Show-off" acima de tudo!!!
Bjs

Vida disse...

Bom desabafo, como funcionária pública compreendo-a bem, mas temos o país que merecemos...
Gostei muito do blog e também da alegria do resto.
Espero que tenha um bom fim de semana.

Clotilde S. disse...

Vai mas é tomar um cházinho comigo para acalmares.
Jinho

Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! disse...

Querida girasssol, estavas triste...mas ainda bem que venho numa altura em que estas mais animada...
Desejo-te um bom fim de semana,
Um grande abraço apertadinho

José Pires F. disse...

As quotas são inimigas do mérito e a injustiça inimiga do progresso.
Par estares neste estado (tu que és doce e alegre), o caso é grave.
Reparo no entanto que o desabafo fez-te bem e agora já mais calma entenderás bem este poema de Álvaro de Campos.

Não, não é cansaço…
É uma quantidade de desilusão…
Que se me entranha na espécie de pensar…
É um domingo às avessas
Do sentimento
Um feriado passado no abismo…

Grande abraço.

PS: Todo o grito contra a injustiça, vale a pena.

Aprendiz de Viajante disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Aprendiz de Viajante disse...

óh girassol... tu vales o valor que te atribuis a ti própria, essa nomenclatura vinda do exterior pouco importa!!!

Força!
És muito especial e eu gosto muito de ti, mesmo sem te conhecer pessoalmente! Coisa de sexto sentido...

Anónimo disse...

mdeus
canela e jasmim
noitestrelada
pires
wicca

Palavras amigas, de ânimo, que muito apreciei!

Bjinhos para todos