23 junho, 2006

Viva o São João!


Vejam a primeira coisa que me veio ter à mão quando pesquisei o tema....!






Festa de São João

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de Junho e, através das suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar os nossos rumos para encontrar a luz." São João ensina-nos que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Essa mensagem leva-nos ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando o nosso amadurecimento como pessoa.

Na época da Festa de São João, no nosso hemisfério, vivemos o inverno e o frio que favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio e se respeitarmos os momentos de recolhimento natural das crianças, tomando o cuidado para que o ambiente da casa esteja aconchegante, então estaremos permitindo que a criança viva intensamente esta festa.

Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

Dentro da Pedagogia Waldorf também temos o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

Depois de viver a Sabedoria o homem prepara-se para a próxima festa.

Nesse momento o inverno vai deixando o nosso hemisfério e a primavera vai se apresentando. Toda a natureza, como um acto de coragem, começa a florescer.

O homem também desperta, o sol começa a puxá-lo para fora, ele agora deve actuar.

(Texto adaptado de http://www.rumodogirassol.com.br/saojoao.htm)





Aqui é Verão, está calor!
Saltem a fogueira, cantem e dancem as marchinhas, cheirem mangericos, partilhem petiscos com os amigos e família!

Viva o São João!

8 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito das festas de Verão, por isso gosto do S. João.
Recordo com saúdade as festas mesmo à minha porta, com fogueira para saltar e música para ouvir, pois nesse tempo ainda não dançava.
Agora não venho nem vestigios das fogueiras?

greentea disse...

POR MOTIVOS MUITOS ESPECIAIS FESTEJO SEMPRE A NOITE DE S. JOÃO. AMANHÃ VERÁS...

BJS

Licínia Quitério disse...

Bons festejos, Amiga Flor.
Um grande beijinho.
Licínia

segurademim disse...

... viva! todos os sábados deviam ser dia de São João...

bom domingo ;)

JL disse...

Já está. Houve sardinhada, rosmaninho e fogueira para saltar, cambeiro e muita, muita diversão. E caldo verde, também :-)

Venha o próximo! Boa semana

mixtu disse...

viva os santos, principalmente os populares, yaya
besitos

hfm disse...

É bom (re)voltar aqui e ver Picasso e mais abaixo locais por onde andei tb estarão nos meus blogues.

Um abraço

Menina Marota disse...

Ah... depois da folia, o meu acordar foi triste... muito triste... mas são coisa deste Mundo conturbado... esperemos que para o ano tenha melhor acordar...

Beijo ;)