11 junho, 2006

Figueira, a Bela...

Figueira, a Bela - Foto: Teresa Monteiro

Esta é a minha Figueira, em vésperas de Santo António, bela, radiosa, quente, charmosa.
É inútil resistir...
Canta-a primorosamente, Maria Clara. Aqui homenageada, na sua voz igualmente clara e harmoniosa, voz de outros tempos, para recordar.


Figueira, Figueira da Foz
Das finas areias
Berço de sereias
Procurando abrigo.

Estrelas, doiradas estrelas
Enfeitam o Mar
Que pede a chorar
Para casar contigo.

Figueira, e à noite o luar,
Deita-se a teu lado
A fazer ciúmes
Ao teu namorado.

E a Serra, que te adora e deseja,
Também sofre com a luz do Sol
Que te abraça e te beija.

Canção da Figueira
Letra: António Sousa Freitas
Música: Nóbrega e Sousa

10 comentários:

Luisa disse...

Há anos que não vou à Figueira! Quando era miúda era a praia onde ia passar as férias com os meus Pais e Irmãos. Mais tarde passei por lá de fugida e agora, se lá fosse, tenho a certeza de que não a reconheceria. Ainda sou do tempo em que o mar chegava à marginal...Tenho que aí voltar.

aprendiz de viajante disse...

Gostava de ir aí...

Um bjo e boa semana!

Belzebu disse...

Que saudades da Figueira!

Ainda por cima já passaram tantos anos desde a ultima vez que imagino uma Figueira irreconhecivel!

Até breve! Saudações!

jorgesteves disse...

Bonita (e merecida) dupla homenagem: à Figueira e a Maria Clara!
(há uns tempos que não (re)visito a Figueira; sempre guardo para mim os primeiros horizontes ao cimo da Boa Viagem para quem inicia a descida até ao abraço do Mondego ao mar; coitada da serra, tão martirizada pela incúria e pelo desamor das gentes!...)
fica-me nos ouvidos a voz da Maria Clara...

amizade,
jorgesteves

Tita - Uma mulher, Um blog, algumas palavras disse...

Há anoos que não vou à Figueira ...tenho saudades. Hoje trouxeste-me à memória excelentes recordações e uma nostalgia simpática. Obrigada
Boa semana e um beijo

Mocho Falante disse...

ahhh a bela Figueira da Foz!!!! Linda sim senhor

beijocas e feliz sto antónio

almaro disse...

as vezes que passo por aí...

boleia disse...

também me vou fazer de convidada!

Isa Calixto disse...

Só lá fui uma vez...e já faz muitos aninhos...Obrigada por a trazeres aqui, bem acompanhada.

Um beijinho de boa semana

lena disse...

menina que faz girar o sol Figueira da Foz é lindissima e Maria Clara canta lindamente está canção

tudo é belo nesta cidade, onde as finas areias se estendem até ao mar que adoro

bela partilha

beijinhos meus

lena