08 janeiro, 2012

Rumo a Angkor1

De Kuala Lumpur a Siem Reap no Cambodja são apenas duas horas de avião e à chegada fiquei bastante surpreendida com a beleza do aeroporto, um belo exemplo da arquitectura khmer.



Siem Reap, vizinha do complexo arquitectónico de Angkor, é uma cidade simpática, buliçosa, cosmopolita, tendo sido também para mim uma verdadeira surpresa.


Grande número de hotéis, restaurantes, cafés, mercados, muito movimentada, a abarrotar de turistas.



Depois da chegada ao hotel, que ficava nos arredores da cidade, em plena aldeia, metemo-nos à aventura num tuk-tuk por estradas de terra batida e de alcatrão, todas esburacadas....Vi jeitos da maquineta se virar e cairmos no canal (de esgoto ?) ao longo da estrada...Mas a perícia do condutor era impressionante, e foi a pouco e pouco, depois de muitas viagens de ida e volta, que fui ganhando confiança, acabando por sossegar o meu coração assustado!!!!!






Como ainda era cedo para almoçar decidimos dar uma volta pelo Old Market, no centro da cidade. Este mercado tem de tudo: artesanato, produtos alimentares, os mais diversos utensílios.




Fiquei-me pelo artesanato, claro!!!! Uns lenços de seda, sacos, bolsinhas para começar...

Enfim, um regalo para os olhos, tudo pago em dólares americanos!!! É preciso regatear, depois chega-se ao preço razoável. Para esta negociação chamava a minha filha, que estando a viver na China está batida nestas coisas!!!!

Almoçámos na esplanada do Blue Pumpkin, o lugar de eleição para estrangeiros e jovens, com os melhores gelados da cidade!






Blue Pumpkin


Passeámos um pouco pelas ruas, debaixo de um sol abrasador, entrámos em algumas lojas, fizémos o reconhecimento da zona.

Muitas casas de massagens, tendo no passeio um tanque com peixinhos devoradores de pele morta. As pessoas sentavam-se na borda do tanque, metiam lá os pés e os peixes faziam o seu trabalho de limpeza...



O regresso ao hotel foi muito bem apreciado, com uma banhoca na piscina e depois no jacuzi...


Seguiu-se um jantar tipicamente khmer junto à piscina: interessantes sabores, alguns muito diferentes dos que estamos habituados, com montes de especiarias, perfumados em pratos decorados com requinte.


Depois... foi uma noite muito bem dormida!

1 comentário:

Maria disse...

É bom viajar através do teu olhar.
Fico com a sensação de que já vi tudo isto ao vivo...

Obrigada e beijinho, Flor Grande.