23 janeiro, 2012

Revisitar Macau 2




Ano do Dragão de Água


Começaram hoje os festejos do Novo Ano Chinês!

Estas festas têm muitas tradições e rituais, que passo a resumir.

Dança do Dragão – esta dança que é realizada por mais de 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação.
Dança do Leão – o objectivo é semelhante à dança do dragão. No comércio, para que os negócios prosperem, dão ao “ leão” um molho de hortaliças composto por coentros, salsa, aipo, cenoura, cebolinho, que este finge que come e depois devolve. O comerciante tem de guardar o ramo durante 15 dias.
Panchões e fogo de artifício – a queima de fogos, com o seu barulho ensurdecedor, serve para afastar os maus espíritos do ano que começa.
Grande banquete – faz-se uma grande refeição com grande variedade de alimentos, principalmente peixe e muitos doces.
Lai see (laissi)– são pequenos envelopes vermelhos com desenhos vários e dinheiro, que os casados oferecem aos solteiros, geralmente crianças, para trazer generosidade e boa sorte.
Fatos tradicionais – as crianças vestem-se com trajes chineses, vermelhos ou rosa com dourados. Os adultos usam vermelho para dar sorte e felicidade. O vermelho é yang, uma cor vibrante.
Flores e frutos - antes do dia de Ano Novo as famílias chinesas decoram as suas salas de estar com vasos com botões de flores, laranjas e tangerinas e oito variedades de fruta cristalizada, para começar o ano de forma doce. As ruas e jardins são enfeitados com flores e tangerinas, significando estas abundância de felicidade.
Papéis com desejos - colocam-se desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca visar prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido.
Outros costumes – nas vésperas do Ano Novo as pessoas limpam e arrumam a casa, deitam fora o que é velho, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas...


Durante esta época também não se pode discutir ou ter maus pensamentos!

1 comentário:

bettips disse...

O que eu gosto é mesmo é... "dos papeis com desejos bons, de não discutir nem ter maus pensamentos".
E fico mais descansada por o Dragão ser "de água".
Bjinhos