Siem Reap, vizinha do complexo arquitectónico de Angkor, é uma cidade simpática, buliçosa, cosmopolita, tendo sido também para mim uma verdadeira surpresa.
Grande número de hotéis, restaurantes, cafés, mercados, muito movimentada, a abarrotar de turistas.
Depois da chegada ao hotel, que ficava nos arredores da cidade, em plena aldeia, metemo-nos à aventura num tuk-tuk por estradas de terra batida e de alcatrão, todas esburacadas....Vi jeitos da maquineta se virar e cairmos no canal (de esgoto ?) ao longo da estrada...Mas a perícia do condutor era impressionante, e foi a pouco e pouco, depois de muitas viagens de ida e volta, que fui ganhando confiança, acabando por sossegar o meu coração assustado!!!!!
Como ainda era cedo para almoçar decidimos dar uma volta pelo Old Market, no centro da cidade. Este mercado tem de tudo: artesanato, produtos alimentares, os mais diversos utensílios.
Fiquei-me pelo artesanato, claro!!!! Uns lenços de seda, sacos, bolsinhas para começar...
Enfim, um regalo para os olhos, tudo pago em dólares americanos!!! É preciso regatear, depois chega-se ao preço razoável. Para esta negociação chamava a minha filha, que estando a viver na China está batida nestas coisas!!!!
Almoçámos na esplanada do Blue Pumpkin, o lugar de eleição para estrangeiros e jovens, com os melhores gelados da cidade!
Blue Pumpkin
Passeámos um pouco pelas ruas, debaixo de um sol abrasador, entrámos em algumas lojas, fizémos o reconhecimento da zona.
Muitas casas de massagens, tendo no passeio um tanque com peixinhos devoradores de pele morta. As pessoas sentavam-se na borda do tanque, metiam lá os pés e os peixes faziam o seu trabalho de limpeza...
O regresso ao hotel foi muito bem apreciado, com uma banhoca na piscina e depois no jacuzi...
Seguiu-se um jantar tipicamente khmer junto à piscina: interessantes sabores, alguns muito diferentes dos que estamos habituados, com montes de especiarias, perfumados em pratos decorados com requinte.
Depois... foi uma noite muito bem dormida!
1 comentário:
É bom viajar através do teu olhar.
Fico com a sensação de que já vi tudo isto ao vivo...
Obrigada e beijinho, Flor Grande.
Enviar um comentário