12 outubro, 2006

Barcelona I


De manhã a expectativa era grande. O carro ficou arrumado, era preciso usar os transportes públicos, coisa rara, para quem vive na província!!!!
Havia duas hipóteses: metro ou comboio, ambos com estações muito perto.
Claro que, com a dita claustrofobia que me assola de quando em vez, prefiro andar por cima do solo …


No caminho para o comboio, mesmo junto da estação de Sant Juan Despi, esperava-me uma surpresa agradável: uma casa de Josep Maria Jujol, colaborador e discípulo de Antoni Gaudí, ali mesmo, a Torre de la Creu (casa da cruz).




E lado a lado outra ainda, a Villa Elena, um bonito exemplar de arte nova catalã, construída em 1910 pelo arquitecto Ignasi Mas i Morell.


De 10 em 10 minutos passa
o comboio e a Plaza da Catalunya fica apenas a 3 estações de distância. Rapidez e conforto, não sem um pequeníssimo incidente, que poderia ter-nos atrapalhado as férias e que passo a contar.
Entrámos na carruagem e logo uma jovem se levantou (coisa rara em Portugal…) para dar lugar à tia Alice. Hesitação…mas acabou por aceitar e ao sentar-se não reparou que o assento do banco estava levantado…Agarrei-a no último momento, antes de cair…Não ganhei para o susto, a imaginá-la já enfeitada com gesso!!!!!




Praça da Catalunha, um mar de gente…

Fomos para o autocarro turístico, para uma bicha (fila) de turistas de se lhe tirar o chapéu….Com paciência, calma e conversa chegámos ao primeiro andar do bus vermelho e seguimos pela rota norte.


RUTA NORTE: Plaça de Catalunya - Passeig de Gràcia /La Pedrera - Sagrada Família - Park Güell - Casa Vicens - Tramvia Blau/Tibidabo - Monestir de Pedralbes / Col·lecció Thyssen - Pavellons Finca Güell - Palau Reial - Fútbol Club Barcelona - Francesc Macià / Diagonal - MACBA/CCCB / Plaça de Catalunya.

Depois mudámos para o autocarro azul para percorrer uma parte da rota sul.

RUTA SUR: Plaça de Catalunya - Passeig de Gràcia /La Pedrera - Francesc Macià /Diagonal - Estació de Sants - Pl. Espanya - Poble Espanyol - Anella Olímpica / MNAC - Telefèric de Montjuïc/ Fundació Joan Miró - Miramar / Jardins Costa i Llobera - Colón / La Rambla - Port Vell - Port Olímpic / Parc de la Ciutadella/Zoo - Pla de Palau - Barri Gòtic / Plaça de Catalunya.

Sagrada Família, sempre em construção...


Barcelona Head - Roy Lichtenstein


Saímos junto ao Bairro Gótico e passeámos pela Rambla, sempre cheia de movimento, esplanadas a abarrotar de turistas, impensável em Outubro, mas que acontece durante todo o ano!

Ficámos assim com uma ideia do que queríamos visitar em pormenor, já que tínhamos poucos dias e era preciso contentar todos!

O mais complicado foi encontrar o buraco para apanhar o comboio…Havia várias entradas e não dávamos com a dita…Íamos sempre para a do Metro…
Por fim, entrei numa tabacaria e perguntei.
Sorte!
E lá regressámos, pés doridos, pernas fraquejando, a idade pesando…
Mas os olhos brilhantes e a alma cheia de ver e sentir tanta beleza…

Numa cidade em que o design e a arquitectura têm um lugar especial, convivendo harmoniosamente o clássico, o moderno e o contemporâneo, sempre com novas apostas que nos encantam.

13 comentários:

Leticia Gabian disse...

Mulher Girassol!
Todo o cansaço e dores nas pernas e pés ficam esquecidos quando os olhos se enchem de belezas e novidades, não é mesmo?
Beijão pra ti.

Teresa David disse...

Adoro Barcelona, cidade donde trouxe talvez as melhores fotos citadinas que tirei. E é mto curioso ver a leitura em imagens de cada pessoa.Curiosamente temos uma igualzinha! Mas é mesmo uma cidade que apetece ir e ir e ir. Para mim pelo Gaudi em particular e a luz em geral.
Bjs
TD

Teresa Durães disse...

barcelona, gaudi e Miró

Nada mais digo :((((((((((((

que ainda lá não fui..............

Pitanga Doce disse...

"Conheci uma espanhola
natural da Catalunha
queria que eu tocasse castanhola
e pegasse o touro à unha".
Que passeio lindo! Brilha, Girassol!

beijos

Anónimo disse...

Letícia, foi um grande prazer, mas doeu!!! Talvez uns bons quilos a menos me tivessem ajudado...

Bazuca, claro que o calçado tem imensa importância! Para a outravez compro umas sandálias 24 horas, que são uma maravilha, parece que andamos descalças...
Pois se tivesses ido...imagina!!!!

Teresa David, falhei muito com a amáquina, que é nova e ainda não estou suficientemente adaptada a ela. Por vezes fico a olhar...e esqueço-me de captar o momento!

Teresa, tens de ir a Barcelona!
É de uma riqueza cultural incalculável...Vale a pena ir por uma semana, assistir a espectáculos, concertos,aproveitar as exposições temporárias.

Pitanga, pena ser uma pequeníssima amostra do que pude apreciar!
Tenho preguiça de tirar fotos....

Beijinhos

Papoila disse...

Olá Girassol, adoro Barcelona e todos os locais que visitaste e as fotos que aqui mostras causaram-me assim a modos que "inveja"... corei...! se é possível a uma papoila corar mais...(lol)... e sabes mesmo "passadita" com uns quilinhos a mais e de "raízes" moídas bem que gostava de lá voltar...(lol)
Beijo

Menina Marota disse...

Ah... Barcelona! Não tenho imagens em digital para colocar, mas tenho fotografias ainda de rolo, fantásticas...
Uma belo passeio sem dúvida e fiquei feliz que tivesses partilhado aqui.

Abraço carinhoso e bom fim de semana ;)

K'os disse...

gostei de conhecer atraves das fotos e das palavras
e
deste modo consegui ficar com vontade de conhecer barcelona

:)

Anónimo disse...

Papoila, corar, tu? Menina, mais é impossível! Pois agora está um tempo formidável, temperatura óptima! E com as passagens de avião low-cost...Que tal?

Um outro Olhar, gostaria que fosses e que nos mostrasses o teu "Outro Olhar sobre Barcelona"... !!!

Menina Marota, a seguir vem o melhor...Miró!!! Uma emoção...

Beijinhos

hfm disse...

E eu que julgava conhecer BArcelona! Estou encantada com este passeio!

segurademim disse...

... não me importava nada de morar em Barcelona

já tenho saudades e ainda não passou nem um mês que de lá vim

beijo . bom fim-de-semana

bettips disse...

Já me chamaram para jantar 3 vezes: eu estou é maluquinha com tudo o que contas e mostras. Obrigada minha querida. Volto ... Abç

Aprendiz de Viajante disse...

Um dos inconveniente de viver numa ilha é o dificuldade de acesso a esses mundos tão diferentes do meu... Apanhar um avião, não é o mesmo que pegar no carro e partir rumo à aventura...


Um bjinho girassol, e obrigada por partilhares connosco estas viagens sempre tão engraçadas.