12 outubro, 2006

Barcelona I


De manhã a expectativa era grande. O carro ficou arrumado, era preciso usar os transportes públicos, coisa rara, para quem vive na província!!!!
Havia duas hipóteses: metro ou comboio, ambos com estações muito perto.
Claro que, com a dita claustrofobia que me assola de quando em vez, prefiro andar por cima do solo …


No caminho para o comboio, mesmo junto da estação de Sant Juan Despi, esperava-me uma surpresa agradável: uma casa de Josep Maria Jujol, colaborador e discípulo de Antoni Gaudí, ali mesmo, a Torre de la Creu (casa da cruz).




E lado a lado outra ainda, a Villa Elena, um bonito exemplar de arte nova catalã, construída em 1910 pelo arquitecto Ignasi Mas i Morell.


De 10 em 10 minutos passa
o comboio e a Plaza da Catalunya fica apenas a 3 estações de distância. Rapidez e conforto, não sem um pequeníssimo incidente, que poderia ter-nos atrapalhado as férias e que passo a contar.
Entrámos na carruagem e logo uma jovem se levantou (coisa rara em Portugal…) para dar lugar à tia Alice. Hesitação…mas acabou por aceitar e ao sentar-se não reparou que o assento do banco estava levantado…Agarrei-a no último momento, antes de cair…Não ganhei para o susto, a imaginá-la já enfeitada com gesso!!!!!




Praça da Catalunha, um mar de gente…

Fomos para o autocarro turístico, para uma bicha (fila) de turistas de se lhe tirar o chapéu….Com paciência, calma e conversa chegámos ao primeiro andar do bus vermelho e seguimos pela rota norte.


RUTA NORTE: Plaça de Catalunya - Passeig de Gràcia /La Pedrera - Sagrada Família - Park Güell - Casa Vicens - Tramvia Blau/Tibidabo - Monestir de Pedralbes / Col·lecció Thyssen - Pavellons Finca Güell - Palau Reial - Fútbol Club Barcelona - Francesc Macià / Diagonal - MACBA/CCCB / Plaça de Catalunya.

Depois mudámos para o autocarro azul para percorrer uma parte da rota sul.

RUTA SUR: Plaça de Catalunya - Passeig de Gràcia /La Pedrera - Francesc Macià /Diagonal - Estació de Sants - Pl. Espanya - Poble Espanyol - Anella Olímpica / MNAC - Telefèric de Montjuïc/ Fundació Joan Miró - Miramar / Jardins Costa i Llobera - Colón / La Rambla - Port Vell - Port Olímpic / Parc de la Ciutadella/Zoo - Pla de Palau - Barri Gòtic / Plaça de Catalunya.

Sagrada Família, sempre em construção...


Barcelona Head - Roy Lichtenstein


Saímos junto ao Bairro Gótico e passeámos pela Rambla, sempre cheia de movimento, esplanadas a abarrotar de turistas, impensável em Outubro, mas que acontece durante todo o ano!

Ficámos assim com uma ideia do que queríamos visitar em pormenor, já que tínhamos poucos dias e era preciso contentar todos!

O mais complicado foi encontrar o buraco para apanhar o comboio…Havia várias entradas e não dávamos com a dita…Íamos sempre para a do Metro…
Por fim, entrei numa tabacaria e perguntei.
Sorte!
E lá regressámos, pés doridos, pernas fraquejando, a idade pesando…
Mas os olhos brilhantes e a alma cheia de ver e sentir tanta beleza…

Numa cidade em que o design e a arquitectura têm um lugar especial, convivendo harmoniosamente o clássico, o moderno e o contemporâneo, sempre com novas apostas que nos encantam.

15 comentários:

Leticia Gabian disse...

Mulher Girassol!
Todo o cansaço e dores nas pernas e pés ficam esquecidos quando os olhos se enchem de belezas e novidades, não é mesmo?
Beijão pra ti.

Bazuca disse...

a que propósito estás agora a armar a velha, SUNFLOWER?! pernas fraquejando e pés doridos dependem mais da distância e do calçado que da idade e tu não consegues é parar quando se trata de farra!! não tenho pena de ti, menina, tenho é pena de eu não ter ido!!!!....ahahah!
adorei as tuas passeatas.
bjinhos

Teresa David disse...

Adoro Barcelona, cidade donde trouxe talvez as melhores fotos citadinas que tirei. E é mto curioso ver a leitura em imagens de cada pessoa.Curiosamente temos uma igualzinha! Mas é mesmo uma cidade que apetece ir e ir e ir. Para mim pelo Gaudi em particular e a luz em geral.
Bjs
TD

Teresa Durães disse...

barcelona, gaudi e Miró

Nada mais digo :((((((((((((

que ainda lá não fui..............

pitanga disse...

"Conheci uma espanhola
natural da Catalunha
queria que eu tocasse castanhola
e pegasse o touro à unha".
Que passeio lindo! Brilha, Girassol!

beijos

Girassol disse...

Letícia, foi um grande prazer, mas doeu!!! Talvez uns bons quilos a menos me tivessem ajudado...

Bazuca, claro que o calçado tem imensa importância! Para a outravez compro umas sandálias 24 horas, que são uma maravilha, parece que andamos descalças...
Pois se tivesses ido...imagina!!!!

Teresa David, falhei muito com a amáquina, que é nova e ainda não estou suficientemente adaptada a ela. Por vezes fico a olhar...e esqueço-me de captar o momento!

Teresa, tens de ir a Barcelona!
É de uma riqueza cultural incalculável...Vale a pena ir por uma semana, assistir a espectáculos, concertos,aproveitar as exposições temporárias.

Pitanga, pena ser uma pequeníssima amostra do que pude apreciar!
Tenho preguiça de tirar fotos....

Beijinhos

Papoila disse...

Olá Girassol, adoro Barcelona e todos os locais que visitaste e as fotos que aqui mostras causaram-me assim a modos que "inveja"... corei...! se é possível a uma papoila corar mais...(lol)... e sabes mesmo "passadita" com uns quilinhos a mais e de "raízes" moídas bem que gostava de lá voltar...(lol)
Beijo

Menina_marota disse...

Ah... Barcelona! Não tenho imagens em digital para colocar, mas tenho fotografias ainda de rolo, fantásticas...
Uma belo passeio sem dúvida e fiquei feliz que tivesses partilhado aqui.

Abraço carinhoso e bom fim de semana ;)

Um outro olhar disse...

gostei de conhecer atraves das fotos e das palavras
e
deste modo consegui ficar com vontade de conhecer barcelona

:)

Girassol disse...

Papoila, corar, tu? Menina, mais é impossível! Pois agora está um tempo formidável, temperatura óptima! E com as passagens de avião low-cost...Que tal?

Um outro Olhar, gostaria que fosses e que nos mostrasses o teu "Outro Olhar sobre Barcelona"... !!!

Menina Marota, a seguir vem o melhor...Miró!!! Uma emoção...

Beijinhos

hfm disse...

E eu que julgava conhecer BArcelona! Estou encantada com este passeio!

segurademim disse...

... não me importava nada de morar em Barcelona

já tenho saudades e ainda não passou nem um mês que de lá vim

beijo . bom fim-de-semana

bettips disse...

Já me chamaram para jantar 3 vezes: eu estou é maluquinha com tudo o que contas e mostras. Obrigada minha querida. Volto ... Abç

Luisa disse...

Viajar tem o inconveniente de se ficar muito cansado mas vale tanto a pena, não vale? Barcelona é uma cidade que apetece sempre visitar.

aprendiz de viajante disse...

Um dos inconveniente de viver numa ilha é o dificuldade de acesso a esses mundos tão diferentes do meu... Apanhar um avião, não é o mesmo que pegar no carro e partir rumo à aventura...


Um bjinho girassol, e obrigada por partilhares connosco estas viagens sempre tão engraçadas.