28 novembro, 2005

O Fiel Jardineiro

Pensava ser um filme de romance, diversão etc.,que me faria passar um bom bocado. Quando as primeiras cenas passaram, sons e imagens familiares apareceram, estava perante um filme sobre África, que nada tinha de leve nem divertido! África sangrenta, dolorida, vítima de enormes interesses comerciais envolvendo empresas de farmacêuticos, levando a cabo testes em cobaias humanas, não importando se o resultado pudesse levar ao sacrifício de vítimas inocentes. Assassínios, corrupção, tortura, raptos de crianças, banditismo, crueldade máxima, violações perpretados em alguns países de África (Quénia e Sudão).
Claro que ao recebemos imagens e notícias do que se passa em África, por intermédio da TV, jornais e revistas ficamos profundamente chocados. Mas acabamos por esquecer, passa-nos ao lado e continuamos a cultivar as nossas flores....
Lembrei-me do sonho do Manuel Palhares (unir todas as comunidades virtuais de Moçambique, formar uma ONG e ajudar o povo moçambicano...)e senti-me muito frustrada quando saí da sala de cinema. O cinema é uma arte, uma fábrica de sonhos, mas é igualmente um instrumento para nos abrir os olhos, tocar o nosso coração, quando mostra o sofrimento dos povos nos dias de ontem e de hoje. Porque nos envolve de tal maneira que não esquecemos mais certas imagens para toda a vida! 

O Fiel Jardineiro, baseado no romance de John Le Carré e realizado pelo brasileiro José Meirelles é já considerado um dos melhores filmes deste ano; Ralph Fiennes, o grande actor de Paciente Inglês, está maravilhoso ! Não se vão arrepender ao verem este filme que retrata afinal a verdade nua e crua do sofrimento das gentes africanas.

Sem comentários: