26 outubro, 2009

Por terras de Portugal V

Oito e trinta da manhã, mochila às costas, botas de borracha, impermeável pelo sim pelo não.
Agora a viagem é outra.
Seguimos pela A1 de Aveiro até Condeixa, subimos para a freguesia do Furadouro. Percorremos os lugares de Peixeiro, Casmil, Furadouro. Pertencem às Terras de Sicó, com paisagens soberbas!

Vejam...


De Casmil, avista-se a Capela da Senhora do Círculo no cimo do Monte.

Da Senhora do Círculo avista-se quase até ao mar....

No alto do Peixeiro, a panorâmica impressiona!
Terras de pastores, de cabras e ovelhas, pastagens abundantes, oliveiras, nogueiras, matos de carrasqueiras.
Também de malvados javalis provocando prejuízos nas culturas de milho e aveia.

Mas também de belezas, produto da natureza, um pouco invulgares...
Ei-las, as Buracas de Casmil!!!!

Buracas de Casmilo

As Buracas do Casmilo são uma interessante formação geológica que pode ser visitada no concelho de Condeixa-a-Nova, freguesia do Furadouro, em Portugal.
Na estrada que liga o monte da Senhora do Circo à
Serra de Janeanes encontramos a povoação de Casmilo. Entrando na povoação e seguindo por um caminho marcado pela paisagem cársica dos calcários, encontramos as Buracas do Casmilo.
Ladeada por grandes
escarpas, esta interessante formação geológica corresponde ao que resta de várias salas de uma gruta existente no interior do monte, resultando do abatimento da parte central de uma conduta que deixou a descoberto as suas partes laterais extremas.
As Buracas do Casmilo e toda a sua zona envolvente são muito procuradas para a realização de actividades de ar livre, designadamente,
escalada, montanhismo, orientação, rappel e acampamentos.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buracas_do_Casmilo"

10 comentários:

Maria disse...

Perdi-me completamente nas tuas fotografias...

Beijo, flor grande

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA GIRASOL, BELÍSSIMAS FOTOS DO NOSSO PORTUGAL, DESCONHECIDO PARA MIM... ADOREI AMIGA!!!
GRATA PELA PARTILHA... ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Guidinha Pinto disse...

Olá! Viva e a mexer :)agora por terras de Fernando Namora. Não tarda ainda vai à Lousã ...
São locais lindos, perdidos dos roteiros, embora já não tanto, por causa da Internet e da divulgação que fazemos deles.
Fique bem.
Beijo.

poetaeusou . . . disse...

*
Belos postes, Grande Flor,
com cheiro a Terra,
da odorífica Natureza,
,
Sicó, minha terra,
Abelha, azeite, noz.
Ovelha, leite, voz.
Solidão pontuada de cabras.
Cartografia de descido céu.
Terra que te quero serra.
Longa, alta: como a vida.
Áspera, sedenta: como o sentido da vida.
Terra que te quero serra.
,
In-Daniel Abrunheiro,
,
Flor
com um buffet,
aberto das 08,00 ás 22,00 horas
e bebidas das 08,00 ás 24,00
ao gosto e sem custo,
calcula como cheguei
ao meu burgo . . .
,
conchinhas campestres,
deixo,
*

Teresa David disse...

Bela reportagem de palavras e imagens, coisas que tanto gosto.
Tenho andado afadigada com obras em casa, quase intermináveis e a par disso tenho no dia 7 de Nov no Palácio Galveias em Lisboa o lançamento do meu livro "Histórias com Gente" que é a compilação das histórias que fui publicando ao longo dos anos no meu blog.
Agradeço a visita e as simpáticas palavras, há muito que não nos cruzávamos mas a vida é um corropio fora do computador, pelo menos para mim tem sido.
Beijos amigos
TD

JOANINHA disse...

Adorei as fotos e fiquei a conhecer mais um pedacinho de Portugal que nunca visitei.Estas tuas andanças trazem-me à ideia os caminhos andados pela península de Setúbal quando ,ainda ao serviço, fazia parte duma brigada de fiscalização de produtos de origem vegetal e ,recuando no tempo,quando fiz o levantamento citrícola de Portugal continental e Açores. Nessa altura ,costumavamos dizer por graça:-"Se queres conhecer Portugal, inscreve-te na Direcção-Geral" (Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas).São boas recordações, de quando os Funcionários Públicos eram considerados GENTE e não meros NÚMEROS! Beijocas grandes cá da "velhota"

Rodolfo N disse...

Hermosa tierra con cronistas inteligentes

Beijos

Carlos Ramos disse...

Faz um "tempão" que não batia à sua porta.Agora, cheguei, entrei e fiquei a modos que... deliciado pelas imagens, "quase" tão bonitas como as "minhas" ( brincadeirinha...).Confirme por si e venha de abalada para uma visita, se o trabalho permitir...

http://terrasdoalva.blogspot.com/

Cordiais cumprimentos

bettips disse...

(sem rappel mas pela beleza! tenho de rappeler moi-même deste lugar...)
Fico perdida pelas tuas terras, de Sicó e de cabras, de longos horizontes - gentes para quem a palavra e ajuda devem ser tão importantes, longe que estão "do centro" do poder ...
Bjinho

Rodolfo N disse...

Amiga, bellísima reseña de paisajes hermosos.
Me encantó
Beijos