31 julho, 2009

Prometo que vou aprender…

Há semanas que este blogue está silenciado, adormecido.
Quando não queremos incomodar os outros com os nossos problemas, o melhor é deixar passar o tempo porque este tudo cura. E então depois já será possível retomar a escrita, a convivência da forma que me dá prazer : provocando um sorriso ou mesmo o riso naqueles que por aqui passam habitualmente.

Trabalhar em equipa é como um casamento. Lado a lado, dia a dia, enfrentando medos, resolvendo problemas, trabalhando em sintonia. Mas nem sempre assim sucede.
Muitas vezes se investe num relacionamento estreito, misturando trabalho e amizade, apoio e compreensão, boa disposição e descontracção.
Mas…

O pescador, homem cauteloso e de parcas palavras, disse-me algo muito verdadeiro e que me fez reflectir :

- Vais sair da função pública sem nunca ter aprendido a trabalhar nela…
Reages sempre, não devias. É precisamente aquilo que as pessoas querem e tu cais que nem uma parva, descendo ao nível delas.

Conselhos sábios de quem se resguardou sempre no trabalho, sem dar o seu coração, sem se emocionar demasiado, sem esperar demais dos outros.
Prometo que vou aprender.

Este mês tem sido uma dura prova em todos os sentidos.
De pendura, num jipe com alguém que tem medo das alturas, que não sente segurança em guiá-lo. Que também não vai de pendura porque enjoa, se sente mal.
Devo ter um bom anjo da guarda, sem dúvida! E, graças a Deus, sou uma mulher bastante corajosa…

Percorremos os concelhos de Oliveira de Frades e Vouzela, chegando mesmo ao alto das serras da Freita e Caramulo, por caminhos estreitos, a aldeias distantes com meia dúzia de habitantes.
Com vistas panorâmicas fantásticas de cortar a respiração…

Serra da Freita

Serra do Caramulo

Vamos ver cabras e ovelhas. Lidar com gentes simples e que nos recebem com um sorriso, mesmo sabendo ao que vamos.

Poderia ter sido um tempo de trabalho e lazer ao mesmo tempo, tão belos os lugares, tão puro o ar, tão simpáticas as gentes.
Sim, de facto é pena que não tenha sido assim.
(Fotos da net)

9 comentários:

helia disse...

É linda a Serra do Caramulo, que eu conheço muito bem, porque a minha casa de férias é lá perto. Ao espreitar pela 1ªvez o seu blog fui agradavelmente surpreendida pela imagem da serra

Maria disse...

Não sei se vais aprender, querida Girassol. Mas pronto. Bom mesmo foi teres aparecido e teres deixado aqui estas fotos - neste momento ao fundo tenho a maior Serra e estou na cidade dos 3 efes (ou 5?)

Dois beijos, um para o pescador...

SM disse...

É sempre bom ter noticias aqui neste cantinho ... aprender não acredito que alguma vez vás aprender ... mas cada um é como é ... e o facto de te dares como dás às pessoas de certeza que já te trouxe alegrias ... no final acredito que o balanço é positivo para o teu lado ...

Invejo (no bom sentido :) ) as pessoas como o teu pescador que se conseguem controlar e "fechar" ... mas tal como tu nunca serei uma delas e por isso sofro mais como tu sofres ... mas acredito sinceramente que não seria capaz de ser de outra forma ...

Beijocas e vai dando noticias !!!
SM

Guidinha Pinto disse...

Olá Girassol. Obrigada pela visita.
Sei do que fala pois fui FP durante 30 e poucos anos. Mandaram-me embora (por motivo de incapacidade para o serviço) e cultivo ainda muuuuitas saudades. Imagino o seu trabalho. Conheço pastores. Sei da marca plastificada que é colocada nas orelhas das cabras ... se é esse o seu trabalho, talvez um dia a mandem para a Serra da Lousã e nos encontremos por lá. Brinco.
Lamento o que está a passar. Aproveite o positivo e não leve para casa o negativo. Se tal for possível.
Bom fim de semana.
Beijo

Pitanga Doce disse...

A Serra do Caramulo vê-se ao longe quando estou quase a chegar "à casa". Já a Maria pode ver a que fica mais perto ainda.

Que saudades tuas Girassol!

Anónimo disse...

Aleluia! voltaste, que bom!!
minha amiguita, ser FP é muito fácil, basta gostar muito do que se faz e não é obrigatorio, nem muito desejavel, fazer de cada colega um amigo...é que a maior parte das Xs atrapalha!
pescador sábio, hein !!
quanto a ti, Girassol, tens coração a mais...rsrsrsrsr
bj

JOANINHA disse...

Amiga
Como eu te compreendo....ou não estivesse eu 36 anos na FP,e nos últimos anos na fiscalização, precisamente em trabalho de equipa e calcurreando serras e vales,estradas boas e más ,"caminhos de cabras" eu sei lá...mas com muito mais sorte do que tu ,porque tive dois companheiros que sempre me respeitaram e de quem fiquei amiga.O Fernando deu-te um bom conselho ,mas tu não vais aprender porque não é essa a tua natureza. Procura fazer sempre o serviço bem feito para que ninguém te possa "beliscar",mas não dês "trela" a quem não merece. Beijos para os dois, e vai-te lembrando dos conselhos do teu "pescador". Não há dúvida que o mar é bom conselheiro!!! Até breve, pois espero que não deixes a tua tribo sem notícias. Um xi-coração da velha amiga,
Joaninha

poetaeusou . . . disse...

*
sábias
as palavras do Pescador,
o saber,
das parcas palavras
e
do muito pensar,
é nas esperas da pesca,
que disciplinamos as ideias,
,
um dueto de conchinhas, deixo,
,
*

bettips disse...

É claro que tinha passado aqui mas não deixei pégada. Bj