18 janeiro, 2012

Rumo a Angkor9

Depois das visitas aos templos, resolvemos tirar dois dias para descanso e lazer.
O nosso hotel tinha poucos quartos e ficava no meio duma aldeia perto da cidade. Foi carissimo, dada a época alta e não se ter conseguido nada na cidade de Siem Reap. Mas gostei bastante, visto que o tratamento era personalizado, tudo muito calmo e relax. Era propriedade de um casal, ele francês, ela japonesa, que nos trataram muitissimo bem, com muita atenção e elegância sempre. Proporcionaram-nos refeições tradicionais apresentadas com todo o requinte, marcaram-nos passeios, jantares, enfim, todos os nossos desejos foram atendidos com grande profissionalismo.











Amatao Tropical Residence



Deste modo, o facto de termos ficado em pleno meio rural, permitiu apercebermo-nos das condiçoes de vida e costumes desta população.

Resolvemos então dar um passeio a cavalo pelo campo cambojano. Os mais novos e corajosos montaram nos cavalos, os mais velhos foram numa charrete(???) puxada por um belo cavalo branco!

Pelo caminho vimos arrozais verdes e secos, consoante a disponibidade de água, casas modestas de madeira, palha e zinco sobre estacas por causa das inundações, com suas pequenas hortas, gado zebu, búfalos de água.









































Houve um passeio de motoquatro (quad) que não incluiu a minha pessoa, já um pouco dorida das cruzes. Os mais afoitos gostaram imenso, tendo ainda visitado um orfanato dos vários que existiam naquela região, deixando uma oferta sugerida pelo monitor das motas: um saco de 50 kgs de arroz, porque o dinheiro, dizia ele, não se sabia o verdadeiro destino...









Enfim, o Camboja é uma experiência que merece ser vivida: as pessoas são simpáticas e educadas, o turismo está muito desenvolvido. Ficámos admirados!


Depois de tanto sofrimento resultante de guerras e o regime carniceiro de Pol Pot, este povo, embora pobre, vive sem fome, alegre, bem disposto. São rijos, não há dúvida, com grande capacidade de resistir aos maus momentos.


Fica-me na memória os seus sorrisos, principalmente das crianças...Que na nossa passagem de tuk-tuk ou charrete nos gritavam, acenando: hello, hello!!!!!


Vivem agora uma paz que espero seja duradoura, como merecem!

6 comentários:

Maria disse...

Fiz contigo a viagem que nunca farei. Mas que gostaria de fazer...
Obrigada.

Beijinho, Flor Grande.

bettips disse...

Comovente. Dos aspectos mais "luxuosos" aos mais simples - apanhaste o âmago das coisas, Girassol!
Eu só digo o que sinto, especialmente se é muito do meu agrado. Parece-me que é pouco habitual nas pessoas mostrar o BEM e agradecê-lo, com simplicidade! Partilhar pelo belo, sem vaidades. E tenho essa confiança contigo visto que "nos conhecemos" (tal como a Maria e outros que ficaram pelo caminho...) há mais de 5 anos
Pena que não possas prolongar "ainda mais" a estadia (tipo casino??? euromilhões ou isso, já que estás por aí!): o meu filho esteve com a namorada duas semanas no Vietnam, em Nov. passado. Notou o mesmo bom rosto e energia nas pessoas, gostou muito.
Beijinhos

Joaninha disse...

Olá passeantes!
Vejo que as férias estão a ser muito bem aproveitadas. Ainda bem que tudo corre em beleza,e obrigada por nos proporcionares, a nós também ,estas lindas vistas, que não teríamos por certo ,se não fosse este magnífico GIRASSOL!
Beijos grande para todos ,da amiga "Joaninha"

mixtu disse...

merecem...
muito bonito...
fiquei apaixonado
é pena o rebanho não dar muito dinheiro, só consigo ficar cá dentro...

abrazo serrano

hfm disse...

Acredita que foi com uma inveja saudável que li este teu post! Um dos locais que adoraria visitar! Seguramente uma experiência
inesquecível!
Vou voltar mais vezes, fica a promessa.

Teresa Durães disse...

tenho ouvido falar muito bem!