21 março, 2008

Páscoa Feliz!

Penso que muitos portugueses terão também a sua cruz pesada...

Pelas dores morais e físicas que os atormentam,
Pelas injustiças de que são objecto,
Pelas ofensas físicas e morais a que estão sujeitos,
Pela lenta e desumana retirada de direitos,
Pela insegurança e instabilidade sentidas,
Pela classe política sem classe que os governa...

Choca-me a desautorização sofrida pelos professores por parte dos governantes há longo tempo...
Chocam-me as imagens que nos chegaram agora em vídeo, da "cena do telemóvel"....!
Por sabermos que não são únicas nas escolas...
Acontece que nunca foram registadas desta forma.
O impacto é completamente diferente!


Fui professora há 30 anos atrás e tive já nessa altura alguns problemas disciplinares com alunos na sala de aula. Uns, resolveram-se facilmente. outros nem por isso.
Mas nunca tive medo de punir os infractores na turma, atendendo a que só dessa forma conseguiria restabelecer a ordem e manter o respeito na turma.

Nesse ano fiquei com o horário da noite. Horário mais reduzido, mais tempo livre para estar com as filhas, ainda pequenas.
Numa turma de 7ºano de escolaridade, de adultos, havia um rapazola que me fazia a vida negra!
Perturbava as aulas com a sua extrema insolência, comentários mal-educados e inoportunos, olhares arrogantes.

Uma noite o caldo entornou de vez...
Mandei-o sair da sala com falta a vermelho, disciplinar.
Suspenderam-no por um tempo e como já tinha antecedentes, foi expulso do liceu por número de faltas. Remédio santo!
O ambiente na turma acalmou, as aulas decorreram em ambiente cordial, os alunos aproveitaram e eu senti-me recompensada.


O rapazinho insolente foi para um colégio particular, de padres.
Espero sinceramente que lhe tenham feito a poda e que seja hoje um HOMEM com letras grandes!

O meu pensamento nesta Páscoa vai para todos os educadores, professores que há vários anos sofrem abusos verbais e físicos nas aulas, se esforçam por manter na sala de aula a ordem e a autoridade que a profissão lhes confere, com grande desgaste físico e psíquico.

Parabéns pela vossa luta, mantenham-se firmes!

Devolvam a autoridade aos professores...

Só assim os jovens de hoje poderão ser amanhã homens e mulheres mais justos e respeitadores dos direitos dos outros.



Querem partilhar este ovo de chocolate comigo? O coelhinho agradece...!!!!!


Páscoa Feliz para todos!

23 comentários:

Maria disse...

Querida Flor Grande

Fiquei chocada ontem com o que vi na tv. Repetidamente, e não deixei de me sentir profundamente chocada. Que pais têm aqueles alunos? "a velha vai cair" Mas o que é isto?
Não tenho palavras. Só uma profunda raiva. Porque os professores, contribuindo de forma decisiva para a formação dos jovens, são maltratados por todos, desde o topo até aos próprios alunos.
Isto não pode ficar assim. E hoje, em dia de paz e de poesia e de primavera e da árvore e eu sei lá mais o quê, a minha solidariedade vai todinha para todos os professores, com a certeza de que só a luta vai alterar a situação em que se encontram.

Um beijinho enorme para ti, querida Flor

Magri disse...

Infelizmente este problema não é casual, como várias pessoas pretendem.
Também o vivi na pele, e agora já não há faltas disciplinares, como havia há 30 anos.

Também o abordei no meu blogue, mais para me congratular com o facto de um aluno ter podido filmar uma cena que não é mais que o dia a dia de muitos professores.
É que as pessoas só acreditam quando vêem...

Desejo-te uma óptima Páscoa.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Subescrevo tudo o que disseste, mas também acho que a grande culpa está no modo como hoje se educam os filhos nesta sociedade de consumo e do "Ter "em vez do "Ser". Como estamos na Páscoa , espero em Deus que as pessoas virem Gente, como dizem os brasileiros ... e que o Mundo seja um lugar mais aprasível de viver ,para nós e para as gerações futuras .Tenhamos ESPERANÇA NO HOMEM E EM DEUS ! Feliz Páscoa!!

Teresa Calcao disse...

Querida Girassol,
Isto cada vez vai de mal a pior.....ate quando?????
Uma Santa e Feliz Pascoa,para ti e todos os teus mais queridos!!!!
Beijinho doce,

Cristina disse...

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Votos de PÁSCOA FELIZ.

luis manuel disse...

O respeito pelo outro, está muito ausente. Em adultos e em jovens.
Contrariadas, as pessoas admitem regras - como se elas lhes viessem roubar a liberdade. São tantas que vão sendo quebradas que dá nisto.

Li com atenção o regresso à praia do Bilene.
Uma saudosa lembrança de gente rica de vida - Sr Jójó.
Um regresso tantas vezes adiado, admirávelmente vivido e contado, o conhecimento novo e em curto tempo a "separação"...

O amor, a homenagem, as mulheres - as mães. E as avós, também...!

E os livros... tantos, tantos. Memórias muito agradáveis de recordar.

Uma Santa Páscoa

Kalinka disse...

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Votos de PÁSCOA FELIZ.

AMIGA "GIRASSOL"
Aproveito para repartir um pouco do teu ovo grande...

O meu «kalinka» faz 3 anos.
A Festa continua, a mesa está posta, estou aqui para receber os convidados.
Convido-te para a Festa e aproveito para dizer:
OBRIGADO pela amizade, pelo carinho, pela ternura.
OBRIGADO!

Beijinhos de estima.

Aprendiz de Viajante disse...

Querida amiga, estou a passar aqui mesmo a correr, nem li como devia de ser o teu post, mas era importante para mim desejar-te uma FELIZ PÁSCOA!!!!


TUDO DE BOM!

Anónimo disse...

girassol

vem ouvir Gal...divina .

uma boa semana

beijos
feuser

Teresa Durães disse...

pela primeira vez conseguiram unir a classe dos profs. 2/3 em presença. estão todos de parabéns.

chocolate? claro que aceito!!!

Pitanga Doce disse...

Também me assusta ver a inversão de valores imposta aos professores, hoje, em Portugal. O aluno tudo pode, os pais do aluno também e o professor que faça "cara de paisagem" se não quiser ter o carro quebrado lá fora na rua. Fico pensando se os políticos que mandam no país não têm nenhum filho ou neto que quiseram seguir a brilhante profissão de "ensinar o que sabem"!

beijos Girassol.

Messala disse...

querida Girassol os tempos mudaram...os doces anos 60 e 70 passaram ... há que ganhar ânimo para enfrentar os tempos futuros, que não vão ser melhores!
a cena do TM é caricata porque nenhuma professora das antigas se lembraria de entrar numa luta de corpo a corpo com uma adolescente...ninguem de bom senso.
Todas as profissões sofrem agressividades, a radicalização de comportamentos leva a isto, todos querem ser importantes, todos querem ser grandes,todos querem ser iguais.
estamos no século XXI...e vá lá que num País de brandos costumes! não habitamos o Iraque, não habitamos o Kenya, não sofremos genocideos...o meu coração angustia-se pelos povos que sofrem a sério agressões físicas e psiquicas violentíssimas.
Para os outros não tenho tempo.
bjinhos amigos

poetaeusou . . . disse...

*
grande flor
,
fiquei dividido,
não sei o que pensar !!!
,
acabo de ouvir um
secretário de estado
de não sei o quê,
afirmar que o caso do télélé,
na saia da carolina,
foi um caso pontual,
,
pobre amargura,
pobre e densa duvida,
pobre de mim,
,
conchinhas
,
*

paper-life disse...

Uma coisa eu aprendi com uma espécie de lenda. Se pousarmos a nossa cruz numa casa replecta de outras cruzes à procura de uma que melhor nos sirva, chegados ao fim, sem sequer dar por isso, escolhemos a nossa.

Isto não desmente que a cruz anda pesada mas... ele há quem prefira pensar na ressurreição.

Devíamos!

Beijos muito amigos flor de todas as épocas.:)

bettips disse...

(Barqueira: eventualmente habituamo-nos à nossa...)
Sobre a indignidade: ela cai sobre filhos e pais e a falta de carácter de quem tem/teve responsabilidades directivas/governativas.
Denunciar: e exigir a retoma dos valores essenciais, na casa, na escola, no país.
Bjs

C Valente disse...

Saudações amigas e bom fim de semana

della-porther disse...

girassol

meu novo email: dellaporther@gmail.com

beijos de boa semana

della

Mocho Falante disse...

Querida Girassol, passei para deixar-te uma beijoca doce, e espero que a páscoa tenha sido boa

Adoa Coelho disse...

Como aluna cheguei a presenciar algumas "cenas" bastante tristes. É sempre difícil como colega fazer ver que os outros ou uma pessoa na turma está a agir mal. Acabamos por ir na "onda". Cheguei a ver duas professoras a chorar e senti-me muito mal nessas ocasiões.
Sinto-me culpada porque não fiz nada.
Estou na realidade a ver, a constactar uma coisa...

Beijo e perdão

Adoa Coelho disse...

Gostava de saber mais das suas experiências...

O meu e-mail é:
adelaideadoa@gmail.com

Tenho um projecto em mãos para o qual será interessante ver o seu lado...

storaPaula disse...

Se não houver exigência q.b. as crianças e jovens nunca serão Homens e Mulheres!

Pelo menos com os alunos, o governo deveria estar realmente empenhado no melhor. Mas não, é apenas economia, estatística e não sei o que mais.

Carmim disse...

A Páscoa já passou, mas passo para deixar um beijo e votos de uma óptima semana.

Um beijo.


www.omeugirassol.blogspot.com
www.vivovermelho.blogspot.com

Maria disse...

Um bom fim de semana paara ti....

Beijos