27 abril, 2006

Já se viu um Girassol a voar?????


Percurso da viagem: Aveiro - Porto - Paris - Hong Kong - Macau...
Com esta já é a terceira vez que faço esta longa viagem. Não posso dizer que não me custa, mas o seu objectivo é tão importante que esqueço tudo para pensar apenas naquele momento….O momento de abraçar a minha fôfa netinha!
Não quero ser piegas, mas não me importo de mostrar as minhas emoções! Aguardo com ansiedade o encontro, o momento que a irei apertar nos meus braços e chamar-lhe carinhosamente o meu amor pequenino
Estou sentada no Mc Donald’s, no aeroporto de Paris, comendo fast-food, coisa que já não faço há anos….! Serão quatro horas de espera, que normalmente me tiram a paciência!!!! Mas como estou agarrada ao computador, entretida a escrever, o tempo passa a correr…
Como tudo isto aconteceu, não sei. Um dia estava em Aveiro, muito contente, depois de ter formado as duas piquenas e vê-las a trabalhar na mesma cidade que eu; daí a um tempo uma foi trabalhar para fora de Portugal e passados dois anos foi a outra também! Foi como se tudo tivesse ficado do avesso, fora do lugar…
Fala-se muito no ninho vazio, ou seja, no que resta aos pais depois dos filhotes levantarem vôo…Não se passa nada disso comigo…Mas nunca imaginei que teria de fazer estas duras viagens, que demoram um dia inteiro, entre esperas em aeroportos, aviões, ferries…
O que eu quero dizer é que temos de arranjar forças para vivermos a nossa vida longe dos filhos, se esse fôr o seu destino. E quando Portugal trata tão mal os seus jovens, com mais de 60.000 desempregados licenciados, os tempos vindouros vão com certeza confirmar o que estou a dizer. Os nossos jovens, para singrar na vida, depois de tanto passarmos para lhes dar formação superior , terão forçosamente de se lançar para fora de Portugal, onde o emprego e o nível de vida lhe assegurem uma vida melhor.
Será este o futuro dos jovens portugueses? Emigrar?
Iremos então assistir a uma nova vaga de emigração dos nossos filhos…Provavelmente os nossos netos serão criados fora de Portugal, serão poliglotas….Falarão 3-4 linguas correctamente e mal português…
Estou a fazer futurologia…Não sou bruxinha, mas….
Estou sentada na sala de espera, rodeada de gente de todas as nacionalidades. Oiço línguas que não entendo, é um mundo cosmopolita.
E esta espera…Não consegui ligar a net, pena! Era preciso o cd de instalação e ficou em casa….
Começamos a entrar no avião, onde passaremos 12 horas sem escalas...O meu coração deu um salto quando me apercebi que não nostinham reservado os lugares do costume: os 2 últimos lugares da cauda, sozinhos, já que dum e doutro lado os lugares são de 3 pessoas. Tento controlar-me ( tem de ser....) e sento-me. O Fernando senta-se junto à janela e eu no meio. Do lado direito não está ainda ninguém sentado. Começa a minha ansiedade e um pedido....que o lugar fique vazio...Impossível, claro, em viagens para Hong Kong com os aviões a abarrotar...
O tempo passa e os passageiros também...Cada um que vem pelo corredor é um passageiro potencial para o lugar ao meu lado. Mas...
As portas fecham-se, os motores começam a trabalhar...Não, agora já ninguém entra, penso eu!!!!
Milagre, o lugar ao meu lado ficou vazio...
Quem disse que não havia impossíveis??????

Beijinhos

(continua)

9 comentários:

greentea disse...

e hoje sou a primeira...

olha o lugar ficou vazio para eu poder ir contigo - adoraria.!!!

Qd vim de Africa tinha planeado fazer uma dessas viagens ao oriente a meu belo prazer nem sequer para ver netos q não os tenho mas meteu-se tanta coisa pelo meio q AINDA não fui

não era a altura mas irei um dia

tem uma bela estadia e vai enviando as tuas crónicas... óptima ideia para pasar o tempo nos aeroportos q a viagem em se deve ser uma seca ....

Beijinhos , girassol florido!!!

Anónimo disse...

Oi Greentea!
Nunca tinha pensado porque é que o lugar tinha ficado vazio...Afinal não ficou! Alguém tratou disso para eu poder trazer os meus amigos comigo!!!
Aqui já são 11 da noite...
Claro que virás, as viagens até nem são caras (740 euros)...O pior são as compras na China!!!!
Beijinhos

Mónica Lice disse...

Gostei muito de passar por aqui!:)

sa.ra disse...

que aventura e que espírito!
a reflexão é muito interessante e muito a propósito: sinto ganas de ir embora... tantas, tantas vezes!

por razões e estão além do dinheiro ou da oportunidade de carreira!

são razãos que poderia ilustrar com "muita sorte já tem você em ter trabalho"... como se fosse uma sorte trabalhar, como se fosse um jogo onde uns têm sorte e outros azar, coitados...

e aos sortudos vende-se este discurso miserabilista que serve para tudo... para destruir a vontade, a auto-estima ...

enfim... não vou alongar-me... em outro comment disse "mais não digo" e depois não me calei!

ainda bem que há impossíveis e ficaste com o lugar vazio e ainda bem que não tens pejo em ser "piegas" no toca a expressar os teus afectos!

para o teu amorzinho pequenino um beijo, outro para ti! boa viagem e dias felizes!

Anónimo disse...

Sa.ra, estávamos a escrever ao mesmo tempo...Acabei de comentar no teu blog...Lindo, não é????

a lice, volta sempre

Bjinhos

Vanda disse...

Fico feliz por estares a caminho da neta :) tal como tu, tambem chamo à minha, meu amor pequenino ;) coisas de avos babadas, decerto!!! :)

O oriente sempre me atraiu e ainda não consegui realizar esse desejo...um dia :)

Termino, fazendo votos de uma optima viagem, de uma overdose de amor na estadia :) e o regresso de um coração feliz e cheio de lembranças boas!!!!

Vivam as avós :) Yeeeeeees!!! ;)

beijos!!!!!

Salud :)

Era uma vez um Girassol disse...

Vanda, é mesmo, coisa de avós babadas...!!!! Da sensação e da estadia irei contando...O Oriente tem magia!
Bjinhos

teresa.com disse...

espero que a visita seja muito boa! e foi muito bom ler isto pois percebo um bocadinho melhor o que os meus Pais estarao a passar...

sa.ra disse...

pois é... estávamos mesmo a fala uma com a outra ao mesmo tempo!!!!!
lindo! lindo!

ehehehhe!
boa viagem!
gostava muito de conhecer o Oriente!
acho que ainda tenho tempo! espero ter, para pisar as terras desta Terra!


faz boa viagem!
beijinhos!