04 maio, 2006

Coloane e os Piratas

Coloane servia como produtor de sal para a China até à chegada dos portugueses em 1864. No centro da vila, na Praça Eduardo Marques, capitão do Estado-Maior, um dos governadores de Macau, está um monumento a assinalar a vitória sobre os piratas a 12-13 de Julho de 1910 e em memória das vítimas desse combate , rodeado por canhões e munições. De ambos os lados do largo existem restaurantes de comida essencialmente chinesa.
Vou então contar esta história, para quem ainda não sabe...

Esta ilha era infestada de piratas, que aqui se escondiam com o assentimento dos habitantes locais e conhecimento das autoridades portuguesas que os toleravam, nunca os escorraçando. Na altura apenas existia um pequeno destacamento militar de alguns soldados indianos e um oficial, mantidos como garantia da soberania portuguesa. Um dia roubaram várias crianças na China, pelo resgate e as autoridades chinesas exigiram ao governador de Macau a sua libertação, pensando fazer vacilar, deste modo, ou mesmo acabar com a nossa soberania sobre Coloane, concentrando forças junto a águas territoriais portuguesas. Ofereceram os seus préstimos para ajudar a combater os piratas e salvar, mas tratava-se apenas de uma armadilha para enfraquecer a imagem de Portugal, quando se provasse que o nosso país possuía terrenos na China, consentindo o abrigo a piratas, quer propositadamente, quer por falta de autoridade para os policiar...Foi mandada pelo governador uma força de 60 soldados armados e municiados, mas não teve êxito, sendo obrigada a retirar para a ilha da Taipa!

A canhoneira “Macau”, nas imediações de Coloane, ignorando o que se tinha passado, com equipamento de artilharia a bordo (peças Hotchiss semi-automáticas), conseguiu desembarcar, depois de alguns tiros certeiros contra o posto militar tomado pelos piratas! Juntamente com uma companhia de infantaria que entretanto saiu de Macau, conseguiram tomar a vila, depois de um combate com os piratas entrincheirados nas casas, sendo estas bombardeadas. À vista de bandeiras brancas, assinalando a rendição, a vila foi ocupada pelas tropas, tendo os piratas fugido para as regiões montanhosas e deixado 7 das 10 crianças roubadas, por se encontrarem feridas, para trás. Estas foram tratadas e devolvidas aos parentes, sendo um grande número de piratas presos. Deste modo, as forças portugueses saíram vitoriosas, recebendo das forças chinesas e do vice-rei de Cantão elogiosas cartas, agradecendo os serviços prestados pelo governo de Macau! Logo a seguir, a ilha de Coloane, foi guarnecida com 100 praças de infantaria e uma secção de artilharia....

Ontem,hoje e amanhã...Seremos sempre assim?
Depois de casa roubada...trancas na porta!!!!

(imagens tiradas da net)

10 comentários:

Anónimo disse...

http://panucciaimondiali.blogspot.com/.

Anónimo disse...

Só não adivinho o nº da Sorte Grande...eheheheh...e que bem que me saberia!!!!
Estou a adorar a viagem apesar de ter um monte de pena de não poder estar aí, convosco.
Continuação de Boa estadia.
Bjokas, Tina

Henrique Santos disse...

Que maravilha voltar a este sítio.
Viva, Ricky, parabéns!

Aprendiz de Viajante disse...

ÉS uma cronista de se lhe tirar o chapéu! Parabéns e ao mesmo tempo obrigada pela partilha, tão bonita...

Um bjinho e fica bem.

LUA DE LOBOS disse...

A autora Maria de São Pedro, a Papiro Editora e a Fnac têm o prazer de convidar V.Exas. a estarem presentes para o lançamento do livro GATO PEDRA no dia 19 de Maio, pelas 19.00h na Fnac - Cascais Shopping.

teresa.com disse...

oh girassol, saio sempre deste blog um bocadinho mais culta! Obrigada ;)

sa.ra disse...

Ai as coisas que vamos descobrindo por causa dessa tua viagem!!!!

:)

bem... vim sobretudo desejar-te um Domingo muito feliz, porque é dia da mãe e podes celebrar em dobro!
bejinhos!

Lmatta disse...

Gostei muito de ler a tua história
beijocas

Aprendiz de Viajante disse...

Não queria começar o dia sem antes passar por aqui e desejar um bom dia da mãe para ti.

Bjo

Anónimo disse...

Meus amigos!
Gostei imenso de ler os vossos comentários eos beijinhos também cá chegaram!!!
Obrigada!
Bjokas